Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE INDÍGENA AFRICANA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130632
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2195
    "inscrito_id" => 5381
    "titulo" => "A ARTE INDÍGENA AFRICANA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE BRASILEIRA"
    "resumo" => "A arte indígena africana desempenha um papel fundamental na construção da identidade brasileira, devido à rica herança cultural deixada pelos povos africanos trazidos ao país durante o período colonial. Essas expressões artísticas, que vão desde esculturas, máscaras e ornamentos até danças, músicas e pinturas corporais, carregam uma profundidade histórica e simbólica que reflete valores, crenças e tradições. No Brasil, essa influência africana se fundiu com elementos indígenas e europeus, criando uma identidade cultural única. Ao valorizar a arte indígena africana, reconhecemos a contribuição dos povos africanos para a formação do Brasil moderno, promovendo o respeito à diversidade e resgatando histórias que muitas vezes foram marginalizadas. No ensino de História, integrar essas manifestações artísticas ao conteúdo escolar ajuda os alunos a compreenderem melhor suas próprias origens culturais. Além disso, essa abordagem incentiva o debate sobre a importância de reconhecer e respeitar a pluralidade que define o país. Oficinas práticas com técnicas artísticas africanas, análises de obras ou discussões sobre rituais podem enriquecer o aprendizado e despertar o interesse dos estudantes. Mais do que uma expressão cultural, a arte indígena africana fortalece a identidade brasileira ao destacar as raízes plurais que compõem o país. Essa valorização é essencial para construir uma sociedade mais justa, que celebre a diversidade e reconheça a relevância histórica de todos os seus povos. Incorporar este legado no dia a dia escolar não apenas promove a educação, mas também reforça o sentimento de pertencimento e orgulho pela multiculturalidade brasileira. Desta forma, a arte indígena africana transcende a estética, tornando-se um elo vital na conexão entre passado, presente e futuro da identidade nacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5381_TB2195_11032025151433.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA MACEDO ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA"
    "autor_email" => "brenda.alvarenga@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130632
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2195
    "inscrito_id" => 5381
    "titulo" => "A ARTE INDÍGENA AFRICANA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE BRASILEIRA"
    "resumo" => "A arte indígena africana desempenha um papel fundamental na construção da identidade brasileira, devido à rica herança cultural deixada pelos povos africanos trazidos ao país durante o período colonial. Essas expressões artísticas, que vão desde esculturas, máscaras e ornamentos até danças, músicas e pinturas corporais, carregam uma profundidade histórica e simbólica que reflete valores, crenças e tradições. No Brasil, essa influência africana se fundiu com elementos indígenas e europeus, criando uma identidade cultural única. Ao valorizar a arte indígena africana, reconhecemos a contribuição dos povos africanos para a formação do Brasil moderno, promovendo o respeito à diversidade e resgatando histórias que muitas vezes foram marginalizadas. No ensino de História, integrar essas manifestações artísticas ao conteúdo escolar ajuda os alunos a compreenderem melhor suas próprias origens culturais. Além disso, essa abordagem incentiva o debate sobre a importância de reconhecer e respeitar a pluralidade que define o país. Oficinas práticas com técnicas artísticas africanas, análises de obras ou discussões sobre rituais podem enriquecer o aprendizado e despertar o interesse dos estudantes. Mais do que uma expressão cultural, a arte indígena africana fortalece a identidade brasileira ao destacar as raízes plurais que compõem o país. Essa valorização é essencial para construir uma sociedade mais justa, que celebre a diversidade e reconheça a relevância histórica de todos os seus povos. Incorporar este legado no dia a dia escolar não apenas promove a educação, mas também reforça o sentimento de pertencimento e orgulho pela multiculturalidade brasileira. Desta forma, a arte indígena africana transcende a estética, tornando-se um elo vital na conexão entre passado, presente e futuro da identidade nacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5381_TB2195_11032025151433.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA MACEDO ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA"
    "autor_email" => "brenda.alvarenga@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A arte indígena africana desempenha um papel fundamental na construção da identidade brasileira, devido à rica herança cultural deixada pelos povos africanos trazidos ao país durante o período colonial. Essas expressões artísticas, que vão desde esculturas, máscaras e ornamentos até danças, músicas e pinturas corporais, carregam uma profundidade histórica e simbólica que reflete valores, crenças e tradições. No Brasil, essa influência africana se fundiu com elementos indígenas e europeus, criando uma identidade cultural única. Ao valorizar a arte indígena africana, reconhecemos a contribuição dos povos africanos para a formação do Brasil moderno, promovendo o respeito à diversidade e resgatando histórias que muitas vezes foram marginalizadas. No ensino de História, integrar essas manifestações artísticas ao conteúdo escolar ajuda os alunos a compreenderem melhor suas próprias origens culturais. Além disso, essa abordagem incentiva o debate sobre a importância de reconhecer e respeitar a pluralidade que define o país. Oficinas práticas com técnicas artísticas africanas, análises de obras ou discussões sobre rituais podem enriquecer o aprendizado e despertar o interesse dos estudantes. Mais do que uma expressão cultural, a arte indígena africana fortalece a identidade brasileira ao destacar as raízes plurais que compõem o país. Essa valorização é essencial para construir uma sociedade mais justa, que celebre a diversidade e reconheça a relevância histórica de todos os seus povos. Incorporar este legado no dia a dia escolar não apenas promove a educação, mas também reforça o sentimento de pertencimento e orgulho pela multiculturalidade brasileira. Desta forma, a arte indígena africana transcende a estética, tornando-se um elo vital na conexão entre passado, presente e futuro da identidade nacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.