Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DAS VOÇOROCAS E SEUS IMPACTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130708
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2302
    "inscrito_id" => 5506
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DAS VOÇOROCAS E SEUS IMPACTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu uma cartilha didática sobre a formação das voçorocas e seus impactos ambientais, voltada para estudantes de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. A cartilha foi desenvolvida com o objetivo de explicar, de forma didática, os processos que levam à formação das voçorocas e os impactos no solo. O material está alinhado de acordo com às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular a ODS 4 (Educação e Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Sustentam essa pesquisa os estudos sobre voçorocas de Guerra, Silva, Botelho (2007) e Campos (2020), além da cartilha como instrumento de educação de Carnelosi (2021) e Dias (2018) e os conceitos de educação ambiental de Spironello, Tavares e Silva (2012). A justificativa para esse projeto surgiu da carência de materiais que abordem de forma clara, prática e objetiva a questão das voçorocas. Diante disso, o desenvolvimento da cartilha didática busca suprir essa demanda, apresentando o conteúdo de forma pedagógica e interativa. O desenvolvimento adotou-se uma abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico e uso da plataforma Canva como criação. Por mais que ainda não tenha sido aplicado em sala de aula, a cartilha “Voçorocas e seus impactos” visa suprir lacunas na educação ambiental, com abordagem clara de fácil compreensão. Conclui-se que a cartilha didática pode ser uma ferramenta valiosa para promover a consciência ambiental entre os estudantes, incentivando a preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5506_TB2302_19032025145335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON JANCE DA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON JANCE"
    "autor_email" => "jefferson.mota@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130708
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2302
    "inscrito_id" => 5506
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE CARTILHA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DAS VOÇOROCAS E SEUS IMPACTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu uma cartilha didática sobre a formação das voçorocas e seus impactos ambientais, voltada para estudantes de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. A cartilha foi desenvolvida com o objetivo de explicar, de forma didática, os processos que levam à formação das voçorocas e os impactos no solo. O material está alinhado de acordo com às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular a ODS 4 (Educação e Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Sustentam essa pesquisa os estudos sobre voçorocas de Guerra, Silva, Botelho (2007) e Campos (2020), além da cartilha como instrumento de educação de Carnelosi (2021) e Dias (2018) e os conceitos de educação ambiental de Spironello, Tavares e Silva (2012). A justificativa para esse projeto surgiu da carência de materiais que abordem de forma clara, prática e objetiva a questão das voçorocas. Diante disso, o desenvolvimento da cartilha didática busca suprir essa demanda, apresentando o conteúdo de forma pedagógica e interativa. O desenvolvimento adotou-se uma abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico e uso da plataforma Canva como criação. Por mais que ainda não tenha sido aplicado em sala de aula, a cartilha “Voçorocas e seus impactos” visa suprir lacunas na educação ambiental, com abordagem clara de fácil compreensão. Conclui-se que a cartilha didática pode ser uma ferramenta valiosa para promover a consciência ambiental entre os estudantes, incentivando a preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5506_TB2302_19032025145335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON JANCE DA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON JANCE"
    "autor_email" => "jefferson.mota@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho desenvolveu uma cartilha didática sobre a formação das voçorocas e seus impactos ambientais, voltada para estudantes de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. A cartilha foi desenvolvida com o objetivo de explicar, de forma didática, os processos que levam à formação das voçorocas e os impactos no solo. O material está alinhado de acordo com às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular a ODS 4 (Educação e Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Sustentam essa pesquisa os estudos sobre voçorocas de Guerra, Silva, Botelho (2007) e Campos (2020), além da cartilha como instrumento de educação de Carnelosi (2021) e Dias (2018) e os conceitos de educação ambiental de Spironello, Tavares e Silva (2012). A justificativa para esse projeto surgiu da carência de materiais que abordem de forma clara, prática e objetiva a questão das voçorocas. Diante disso, o desenvolvimento da cartilha didática busca suprir essa demanda, apresentando o conteúdo de forma pedagógica e interativa. O desenvolvimento adotou-se uma abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico e uso da plataforma Canva como criação. Por mais que ainda não tenha sido aplicado em sala de aula, a cartilha “Voçorocas e seus impactos” visa suprir lacunas na educação ambiental, com abordagem clara de fácil compreensão. Conclui-se que a cartilha didática pode ser uma ferramenta valiosa para promover a consciência ambiental entre os estudantes, incentivando a preservação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.