Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEGRITUDES NA ESCOLA: ANTIRRACISMO, EXPERIÊNCIAS NEGRAS E EQUIDADE RACIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130770
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2386
    "inscrito_id" => 4085
    "titulo" => "NEGRITUDES NA ESCOLA: ANTIRRACISMO, EXPERIÊNCIAS NEGRAS E EQUIDADE RACIAL"
    "resumo" => "Esta é uma comunicação resultante de uma pesquisa sociológica, que discute e problematiza como processos históricos, políticos e culturais são atravessados por conflitos que dimensionam as relações étnico raciais e as experiências educativas na escola. Esta pesquisa visa debater práticas antirracistas na perspectiva e contextos de novos sujeitos sociais. Além disso, propõe analisar esses contextos, a partir de desdobramentos e experiências racializadas no ambiente escolar. Nesse aspecto, busca-se compreender como os mecanismos estruturais e marcadores de exclusão social, na sociedade brasileira, foram construídos pelas caldeiras efervescentes da periferização dos povos negros, através do preconceito racial e do racismo a brasileira na tentativa de silenciamento e de apagamento das populações negras. O eco dessa discriminação racial ressoa através das reivindicações das negritudes. Os movimentos negros reinventam-se nos abismos da branquitude e buscam, através de letramento racial promover justiça, dignidade, equidade e o protagonismo negro. Assim, a análise concentra-se em questões voltadas para uma educação antirracista, nas experiências periféricas negras, políticas de ações afirmativas, nas iniciativas dos movimentos negros, trabalho, saúde, violência e demais fenômenos que envolvem a população negra. Destaca-se o interesse nas abordagens decoloniais ancoradas em práticas pedagógicas e em narrativas que incorporam uma educação para equidade racial. A observação acima considera a construção e permanência de ações políticas, jurídicas, educativas e culturais voltadas para o enfrentamento diário das diversas formas de violências imposta aos povos negros. Enfim a pesquisa promove o debate sobre as questões pertinentes as populações negras, neste cenário de grandes embates das políticas étnico-raciais, de cotas para negras e negros, de avanços nos processos de combate ao racismo, de demandas democráticas e de permanente luta pela cidadania. Trata-se de estudo interventivo que tem como premissa a compreensão do universo político, sociológico, prático e simbólico que permeia a vida dessa pesquisadora negra, das negritudes e de outras etnias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4085_TB2386_11032025172927.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES"
    "autor_nome_curto" => "Valzinha"
    "autor_email" => "ivaldinetedelmiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130770
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2386
    "inscrito_id" => 4085
    "titulo" => "NEGRITUDES NA ESCOLA: ANTIRRACISMO, EXPERIÊNCIAS NEGRAS E EQUIDADE RACIAL"
    "resumo" => "Esta é uma comunicação resultante de uma pesquisa sociológica, que discute e problematiza como processos históricos, políticos e culturais são atravessados por conflitos que dimensionam as relações étnico raciais e as experiências educativas na escola. Esta pesquisa visa debater práticas antirracistas na perspectiva e contextos de novos sujeitos sociais. Além disso, propõe analisar esses contextos, a partir de desdobramentos e experiências racializadas no ambiente escolar. Nesse aspecto, busca-se compreender como os mecanismos estruturais e marcadores de exclusão social, na sociedade brasileira, foram construídos pelas caldeiras efervescentes da periferização dos povos negros, através do preconceito racial e do racismo a brasileira na tentativa de silenciamento e de apagamento das populações negras. O eco dessa discriminação racial ressoa através das reivindicações das negritudes. Os movimentos negros reinventam-se nos abismos da branquitude e buscam, através de letramento racial promover justiça, dignidade, equidade e o protagonismo negro. Assim, a análise concentra-se em questões voltadas para uma educação antirracista, nas experiências periféricas negras, políticas de ações afirmativas, nas iniciativas dos movimentos negros, trabalho, saúde, violência e demais fenômenos que envolvem a população negra. Destaca-se o interesse nas abordagens decoloniais ancoradas em práticas pedagógicas e em narrativas que incorporam uma educação para equidade racial. A observação acima considera a construção e permanência de ações políticas, jurídicas, educativas e culturais voltadas para o enfrentamento diário das diversas formas de violências imposta aos povos negros. Enfim a pesquisa promove o debate sobre as questões pertinentes as populações negras, neste cenário de grandes embates das políticas étnico-raciais, de cotas para negras e negros, de avanços nos processos de combate ao racismo, de demandas democráticas e de permanente luta pela cidadania. Trata-se de estudo interventivo que tem como premissa a compreensão do universo político, sociológico, prático e simbólico que permeia a vida dessa pesquisadora negra, das negritudes e de outras etnias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4085_TB2386_11032025172927.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES"
    "autor_nome_curto" => "Valzinha"
    "autor_email" => "ivaldinetedelmiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta é uma comunicação resultante de uma pesquisa sociológica, que discute e problematiza como processos históricos, políticos e culturais são atravessados por conflitos que dimensionam as relações étnico raciais e as experiências educativas na escola. Esta pesquisa visa debater práticas antirracistas na perspectiva e contextos de novos sujeitos sociais. Além disso, propõe analisar esses contextos, a partir de desdobramentos e experiências racializadas no ambiente escolar. Nesse aspecto, busca-se compreender como os mecanismos estruturais e marcadores de exclusão social, na sociedade brasileira, foram construídos pelas caldeiras efervescentes da periferização dos povos negros, através do preconceito racial e do racismo a brasileira na tentativa de silenciamento e de apagamento das populações negras. O eco dessa discriminação racial ressoa através das reivindicações das negritudes. Os movimentos negros reinventam-se nos abismos da branquitude e buscam, através de letramento racial promover justiça, dignidade, equidade e o protagonismo negro. Assim, a análise concentra-se em questões voltadas para uma educação antirracista, nas experiências periféricas negras, políticas de ações afirmativas, nas iniciativas dos movimentos negros, trabalho, saúde, violência e demais fenômenos que envolvem a população negra. Destaca-se o interesse nas abordagens decoloniais ancoradas em práticas pedagógicas e em narrativas que incorporam uma educação para equidade racial. A observação acima considera a construção e permanência de ações políticas, jurídicas, educativas e culturais voltadas para o enfrentamento diário das diversas formas de violências imposta aos povos negros. Enfim a pesquisa promove o debate sobre as questões pertinentes as populações negras, neste cenário de grandes embates das políticas étnico-raciais, de cotas para negras e negros, de avanços nos processos de combate ao racismo, de demandas democráticas e de permanente luta pela cidadania. Trata-se de estudo interventivo que tem como premissa a compreensão do universo político, sociológico, prático e simbólico que permeia a vida dessa pesquisadora negra, das negritudes e de outras etnias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.