PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2515 "inscrito_id" => 6583 "titulo" => "PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "De forma geral, muitos estudantes sonham com o ingresso na universidade, fazem planos e traçam metas para suas vidas acadêmicas. Porém, nem sempre o Ensino Superior se dá de maneira agradável e tranquila como imaginam e sonham ao sair do Ensino Médio, como pode-se perceber com os(as) estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública. Dessa forma, o objetivo desse estudo é refletir acerca dos percursos desenhados por estudantes a partir dos desafios enfrentados a cada semestre letivo. Para tanto, essa pesquisa de cunho etnográfico, em andamento, está sendo realizada com os estudantes do referido curso há quatro semestres letivos. Para estudar os dados encontrados recorreu-se aos estudos realizados por Viktor Frankl e aos Modelos Organizadores do Pensamento. Nesse sentido, com o avançar desse estudo já foi possível perceber que alguns dos desafios encontrados até o presente momento são: conciliar estudo e trabalho, dificuldade de organização para realizar as atividades inerentes ao contexto acadêmico como provas e trabalhos, falta de identificação com o curso ou com algumas disciplinas, saudades da família entre outros. Nesse percurso são encontrados fatores que favorecem a permanência no curso como as amizades, as matérias práticas, o amadurecimento que vem acontecendo ao longo do tempo entre outros. A partir desses fatores citados pode-se perceber como são construídos os percursos acadêmicos da formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6583_TB2515_16032025154949.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL RINCO DUTRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelrincodutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2515 "inscrito_id" => 6583 "titulo" => "PERSPECTIVAS FORMATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "De forma geral, muitos estudantes sonham com o ingresso na universidade, fazem planos e traçam metas para suas vidas acadêmicas. Porém, nem sempre o Ensino Superior se dá de maneira agradável e tranquila como imaginam e sonham ao sair do Ensino Médio, como pode-se perceber com os(as) estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública. Dessa forma, o objetivo desse estudo é refletir acerca dos percursos desenhados por estudantes a partir dos desafios enfrentados a cada semestre letivo. Para tanto, essa pesquisa de cunho etnográfico, em andamento, está sendo realizada com os estudantes do referido curso há quatro semestres letivos. Para estudar os dados encontrados recorreu-se aos estudos realizados por Viktor Frankl e aos Modelos Organizadores do Pensamento. Nesse sentido, com o avançar desse estudo já foi possível perceber que alguns dos desafios encontrados até o presente momento são: conciliar estudo e trabalho, dificuldade de organização para realizar as atividades inerentes ao contexto acadêmico como provas e trabalhos, falta de identificação com o curso ou com algumas disciplinas, saudades da família entre outros. Nesse percurso são encontrados fatores que favorecem a permanência no curso como as amizades, as matérias práticas, o amadurecimento que vem acontecendo ao longo do tempo entre outros. A partir desses fatores citados pode-se perceber como são construídos os percursos acadêmicos da formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6583_TB2515_16032025154949.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL RINCO DUTRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelrincodutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }