Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IDEB COMO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UMA FORMA DE MEDIR E QUANTIFICAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem foco no IDEB, atentando para o fato de que é preciso olhar para além dos números, buscando compreender o contexto em que esses resultados estão inseridos e as nuances que podem influenciá-los. Acredita-se que desta forma será pssível construir um panorama mais completo e fiel da realidade educacional brasileira, orientando ações e intervenções que promovam uma educação verdadeiramente inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os estudantes. Um ponto de destaque nesse debate é a necessidade de considerar não apenas os resultados quantitativos apresentados pelo IDEB, mas também os aspectos qualitativos e contextuais que influenciam o processo educacional. Isso inclui fatores como acesso à educação, permanência na escola e qualidade do ensino oferecido, que nem sempre são capturados de maneira abrangente pelos indicadores padronizados de avaliação em larga escala. O IDEB é um importante indicador, projetado para avaliar a qualidade do ensino em todo o país, bem como, em cada unidade federativa, município e escola pública. Além de servir como uma ferramenta para acompanhar o aprimoramento da qualidade educacional com base em metas predefinidas, ele tem gerado debates acalorados sobre o tipo de abordagem e de responsabilização que promove (Alves; Soares, 2013). Nesse contexto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) emerge como uma importante ferramenta, fornecendo indicadores que permitem a análise acerca da qualidade da educação medida e quantificada pelas notas oriundas das provas do SAEB. Este artigo busca problematizar e trazer a tona discussões acerca desta temática.

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