Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO/PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização de recursos audiovisuais na educação tem se mostrado uma estratégia capaz de estimular a participação ativa dos alunos e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. No contexto escolar, esses recursos promovem um aprendizado mais dinâmico, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes competências linguísticas, sociais e culturais. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do audiovisual na sala de aula, enfatizando seu papel na promoção do protagonismo estudantil e na expressão das vozes dos alunos. A produção de materiais audiovisuais, como curtas-metragens, documentários e entrevistas, aliada ao uso de fotografia, busca desenvolver habilidades comunicativas, criativas e digitais. A metodologia adotada prioriza a colaboração e autonomia dos alunos na produção de curtas-metragens com o celular que regatem suas raízes territoriais. Este formato audiovisual é escolhido estrategicamente para atender a objetivos pedagógicos específicos, como a exploração de narrativas culturais locais, além de ressignificar o uso do celular no espaço escolar. Os temas abordados são selecionados de acordo com os interesses dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e engajador. Os resultados preliminares indicam que a incorporação do audiovisual fortalece sua identidade e fomenta a autonomia. Além disso, essa prática promove um ambiente educacional mais inclusivo, diversificado e alinhado às realidades culturais e tecnológicas dos alunos. O estudo também propõe a elaboração de um e-book como produto, servindo de material de apoio para professores interessados em integrar o audiovisual ao ensino de forma estruturada e eficaz.

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