A INDUSTRIA COMO POTENCIAL TECNOLÓGICO, VISANDO O BEM ESTAR DA SOCIEDADE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2664 "inscrito_id" => 9056 "titulo" => "A INDUSTRIA COMO POTENCIAL TECNOLÓGICO, VISANDO O BEM ESTAR DA SOCIEDADE." "resumo" => "A cada dia vários pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo que facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a alimentação, a educação, a saúde, dentre outros. Essas e várias outras pesquisas nos dão esperanças para continuar lutando por uma sociedade melhor. O Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e as opiniões do tema. O Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização desde trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). A questão de código 20311 utilizada nesta pesquisa dialoga sobre a quantidade de recursos que é destinado para estudos militares e industriais e pouco investimento é feito para saúde, agricultura e para a natureza. O número de respondentes foram 16 licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE com faixa etária entre 20 e 30 anos.Os resultados demonstraram uma expressiva melhora em relação ao tema, onde apenas cinco alunos obtiveram incompreensão sobre o tema abordado e apenas um aluno obteve uma visão neutra. A maioria provou um entendimento diante a ideia, totalizando dez alunos com índices positivos, de ìndice atitudinal médio (Iam) 0,25 – 0,167, valore obtidos por aluno na questão avaliada. Logo o desenvolvimento de tecnologias que impactam diretamente o ambiente e a sociedade juntamente com a indústria, que procura incansavelmente a “inovação” para melhorar a eficiência, a competitividade e a rentabilidade de processos. Pesquisas como esta nos dá uma espelho das opiniões e atitudes dos futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9056_TB2664_11032025194153.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA VITÓRIA FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PAULA FERREIRA" "autor_email" => "vitoria01.nascimento@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2664 "inscrito_id" => 9056 "titulo" => "A INDUSTRIA COMO POTENCIAL TECNOLÓGICO, VISANDO O BEM ESTAR DA SOCIEDADE." "resumo" => "A cada dia vários pesquisadores se põem na busca de métodos ou materiais de baixo custo que facilitem o acesso a necessidades básicas como a água, a moradia, a alimentação, a educação, a saúde, dentre outros. Essas e várias outras pesquisas nos dão esperanças para continuar lutando por uma sociedade melhor. O Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e as opiniões do tema. O Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização desde trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). A questão de código 20311 utilizada nesta pesquisa dialoga sobre a quantidade de recursos que é destinado para estudos militares e industriais e pouco investimento é feito para saúde, agricultura e para a natureza. O número de respondentes foram 16 licenciandos em Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE com faixa etária entre 20 e 30 anos.Os resultados demonstraram uma expressiva melhora em relação ao tema, onde apenas cinco alunos obtiveram incompreensão sobre o tema abordado e apenas um aluno obteve uma visão neutra. A maioria provou um entendimento diante a ideia, totalizando dez alunos com índices positivos, de ìndice atitudinal médio (Iam) 0,25 – 0,167, valore obtidos por aluno na questão avaliada. Logo o desenvolvimento de tecnologias que impactam diretamente o ambiente e a sociedade juntamente com a indústria, que procura incansavelmente a “inovação” para melhorar a eficiência, a competitividade e a rentabilidade de processos. Pesquisas como esta nos dá uma espelho das opiniões e atitudes dos futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9056_TB2664_11032025194153.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA VITÓRIA FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PAULA FERREIRA" "autor_email" => "vitoria01.nascimento@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }