“GOOGLE FOR EDUCATION: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NOS PROGRAMAS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEOS"
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131060 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2799 "inscrito_id" => 2628 "titulo" => "“GOOGLE FOR EDUCATION: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NOS PROGRAMAS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEOS"" "resumo" => "Este estudo analisa criticamente a incorporação de plataformas digitais no ambiente educacional, com foco na interface Google for Education e sua aplicação nas Salas de Inovações Educacionais de Fortaleza. A pesquisa investiga as potencialidades e limitações dessas ferramentas no âmbito dos programas contemporâneos de inovação educacional, destacando o papel dos educadores como mediadores tecnológicos em um mundo em transformação. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Silva e Blikstein (2022), que discutem os impactos da adoção de tecnologias educacionais por conglomerados globais, e Zuboff (2020), que aborda o conceito de capitalismo de vigilância, oferecendo suporte filosófico para repensar o uso da tecnologia na educação. A metodologia qualitativa, ancorada nos princípios da avaliação de políticas públicas, examina como o Google Classroom, integrado aos Chromebooks e ao G-Suite, reconfigura a dinâmica escolar ao promover a colaboração e a gestão educacional, enquanto suscita questionamentos sobre privacidade de dados e dependência tecnológica. Os resultados revelam a discrepância entre a disponibilidade de recursos tecnológicos e sua eficácia real na inclusão digital, evidenciando a falta de formação continuada para professores e a carência de infraestrutura adequada nas escolas públicas. Embora o Google Classroom potencialize a aprendizagem e a comunicação, sua utilização reforça a lógica comercial das big techs, consolidando ecossistemas digitais fechados. O estudo conclui que o uso ético e responsável da tecnologia na educação pública requer políticas públicas que promovam a adoção de softwares livres, regulamentem contratos com empresas privadas e garantam a proteção dos dados educacionais. Assim, contribui-se para o debate sobre o papel das big techs na educação pública de Fortaleza, enfatizando a necessidade de uma governança digital sólida, capaz de fortalecer a inclusão digital e assegurar um ambiente tecnológico democrático, equitativo e autônomo nas escolas. Palavras-chave: Inovação educacional, Big techs, Inclusão digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2628_TB2799_18032025113203.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ALVES BRAGA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danybraga05@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131060 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2799 "inscrito_id" => 2628 "titulo" => "“GOOGLE FOR EDUCATION: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE SUAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NOS PROGRAMAS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEOS"" "resumo" => "Este estudo analisa criticamente a incorporação de plataformas digitais no ambiente educacional, com foco na interface Google for Education e sua aplicação nas Salas de Inovações Educacionais de Fortaleza. A pesquisa investiga as potencialidades e limitações dessas ferramentas no âmbito dos programas contemporâneos de inovação educacional, destacando o papel dos educadores como mediadores tecnológicos em um mundo em transformação. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Silva e Blikstein (2022), que discutem os impactos da adoção de tecnologias educacionais por conglomerados globais, e Zuboff (2020), que aborda o conceito de capitalismo de vigilância, oferecendo suporte filosófico para repensar o uso da tecnologia na educação. A metodologia qualitativa, ancorada nos princípios da avaliação de políticas públicas, examina como o Google Classroom, integrado aos Chromebooks e ao G-Suite, reconfigura a dinâmica escolar ao promover a colaboração e a gestão educacional, enquanto suscita questionamentos sobre privacidade de dados e dependência tecnológica. Os resultados revelam a discrepância entre a disponibilidade de recursos tecnológicos e sua eficácia real na inclusão digital, evidenciando a falta de formação continuada para professores e a carência de infraestrutura adequada nas escolas públicas. Embora o Google Classroom potencialize a aprendizagem e a comunicação, sua utilização reforça a lógica comercial das big techs, consolidando ecossistemas digitais fechados. O estudo conclui que o uso ético e responsável da tecnologia na educação pública requer políticas públicas que promovam a adoção de softwares livres, regulamentem contratos com empresas privadas e garantam a proteção dos dados educacionais. Assim, contribui-se para o debate sobre o papel das big techs na educação pública de Fortaleza, enfatizando a necessidade de uma governança digital sólida, capaz de fortalecer a inclusão digital e assegurar um ambiente tecnológico democrático, equitativo e autônomo nas escolas. Palavras-chave: Inovação educacional, Big techs, Inclusão digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2628_TB2799_18032025113203.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ALVES BRAGA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danybraga05@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }