Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131119
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2881
    "inscrito_id" => 9744
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma fase crucial para a formação dos professores, pois oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica no ambiente escolar. Durante o estágio realizado na Escola Unidade Mais Integrada Ananias Murad, foi possível perceber as diversas contribuições que essa experiência trouxe para minha formação como futura docente, tanto no desenvolvimento de habilidades pedagógicas quanto na compreensão das realidades do ensino no contexto escolar. A experiência de estágio foi dividida em três momentos principais: observação, participação e regência. Na fase de observação, tive a chance de analisar o trabalho dos professores da escola, observando suas estratégias de ensino e como elas impactavam o aprendizado dos alunos. Esse momento inicial foi importante para entender a dinâmica da sala de aula e as metodologias adotadas pelos docentes. Durante a fase de participação, pude colaborar diretamente com o planejamento e a execução das atividades pedagógicas. Esse envolvimento mais próximo com os alunos me ajudou a perceber as dificuldades e os pontos fortes dos estudantes, além de me permitir experimentar diferentes abordagens para otimizar o processo de aprendizagem. Por fim, na regência, fui responsável por planejar e ministrar aulas, o que me proporcionou a oportunidade de aprimorar minhas habilidades em gestão de sala de aula e adaptação de conteúdo. Esse momento me desafiou a ser mais criativa e a pensar em estratégias para atender às necessidades diversas dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9744_TB2881_08042025203025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGILA ROSANE TEIXEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "NAGILA"
    "autor_email" => "nagilateixeira@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131119
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2881
    "inscrito_id" => 9744
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma fase crucial para a formação dos professores, pois oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica no ambiente escolar. Durante o estágio realizado na Escola Unidade Mais Integrada Ananias Murad, foi possível perceber as diversas contribuições que essa experiência trouxe para minha formação como futura docente, tanto no desenvolvimento de habilidades pedagógicas quanto na compreensão das realidades do ensino no contexto escolar. A experiência de estágio foi dividida em três momentos principais: observação, participação e regência. Na fase de observação, tive a chance de analisar o trabalho dos professores da escola, observando suas estratégias de ensino e como elas impactavam o aprendizado dos alunos. Esse momento inicial foi importante para entender a dinâmica da sala de aula e as metodologias adotadas pelos docentes. Durante a fase de participação, pude colaborar diretamente com o planejamento e a execução das atividades pedagógicas. Esse envolvimento mais próximo com os alunos me ajudou a perceber as dificuldades e os pontos fortes dos estudantes, além de me permitir experimentar diferentes abordagens para otimizar o processo de aprendizagem. Por fim, na regência, fui responsável por planejar e ministrar aulas, o que me proporcionou a oportunidade de aprimorar minhas habilidades em gestão de sala de aula e adaptação de conteúdo. Esse momento me desafiou a ser mais criativa e a pensar em estratégias para atender às necessidades diversas dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9744_TB2881_08042025203025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAGILA ROSANE TEIXEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "NAGILA"
    "autor_email" => "nagilateixeira@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio supervisionado é uma fase crucial para a formação dos professores, pois oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica no ambiente escolar. Durante o estágio realizado na Escola Unidade Mais Integrada Ananias Murad, foi possível perceber as diversas contribuições que essa experiência trouxe para minha formação como futura docente, tanto no desenvolvimento de habilidades pedagógicas quanto na compreensão das realidades do ensino no contexto escolar. A experiência de estágio foi dividida em três momentos principais: observação, participação e regência. Na fase de observação, tive a chance de analisar o trabalho dos professores da escola, observando suas estratégias de ensino e como elas impactavam o aprendizado dos alunos. Esse momento inicial foi importante para entender a dinâmica da sala de aula e as metodologias adotadas pelos docentes. Durante a fase de participação, pude colaborar diretamente com o planejamento e a execução das atividades pedagógicas. Esse envolvimento mais próximo com os alunos me ajudou a perceber as dificuldades e os pontos fortes dos estudantes, além de me permitir experimentar diferentes abordagens para otimizar o processo de aprendizagem. Por fim, na regência, fui responsável por planejar e ministrar aulas, o que me proporcionou a oportunidade de aprimorar minhas habilidades em gestão de sala de aula e adaptação de conteúdo. Esse momento me desafiou a ser mais criativa e a pensar em estratégias para atender às necessidades diversas dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.