O PROBLEMA DA REFLEXÃO DA LUZ: REFLEXÕES ACERCA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131138 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2904 "inscrito_id" => 5984 "titulo" => "O PROBLEMA DA REFLEXÃO DA LUZ: REFLEXÕES ACERCA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA" "resumo" => "RESUMO Este estudo baseou-se no relato de um experimento que objetivou discutir a importância do Ensino Investigativo com graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA, Campus Universitário Castanhal, como recurso pedagógico para o ensino de ciências. Como fundamentação teórica baseou-se nas Sequências de ensino Investigativa (SEI) estabelecidas por Carvalho (2009), como estratégia de ensino na qual os alunos propunham hipóteses, buscam evidências para suas pressuposições e, por fim, comuniquem suas conclusões. Essa metodologia de ensino visa explorar o potencial dos alunos, através da experimentação, podendo ser uma ferramenta didática importante para os professores, pois através dessas atividades experimentais é possível explorar o potencial cognitivo dos alunos e colaborar para o desenvolvimento da autonomia. Os recursos metodológicos utilizados foram: Um experimento “ O Problema da reflexão da Luz” , que permitiu investigar como a luz pode ser manipulada e direcionada através de espelhos planos, e uma sequência de ensino investigativa (SEI), que contou com as seguintes etapas (1) Contextualização do Problema, (2) Formulação de Hipóteses, (3) Experimentação, (4) Análise dos Resultados, (5) Aproximação com a Realidade. Os resultados comprovaram que o ensino investigativo contribui para uma aprendizagem mais significativa, tornando os conceitos científicos mais acessíveis e práticos, podendo por tanto ser um recuso importante para o professor. Palavras-chave: Reflexão, Espelho, Investigação, Experimento. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5984_TB2904_11032025205833.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIDALVA DO SOCORRO DOS SANTOS JUSTINIANO" "autor_nome_curto" => "LUCIDALVA" "autor_email" => "sheyjustiny@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131138 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2904 "inscrito_id" => 5984 "titulo" => "O PROBLEMA DA REFLEXÃO DA LUZ: REFLEXÕES ACERCA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA" "resumo" => "RESUMO Este estudo baseou-se no relato de um experimento que objetivou discutir a importância do Ensino Investigativo com graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA, Campus Universitário Castanhal, como recurso pedagógico para o ensino de ciências. Como fundamentação teórica baseou-se nas Sequências de ensino Investigativa (SEI) estabelecidas por Carvalho (2009), como estratégia de ensino na qual os alunos propunham hipóteses, buscam evidências para suas pressuposições e, por fim, comuniquem suas conclusões. Essa metodologia de ensino visa explorar o potencial dos alunos, através da experimentação, podendo ser uma ferramenta didática importante para os professores, pois através dessas atividades experimentais é possível explorar o potencial cognitivo dos alunos e colaborar para o desenvolvimento da autonomia. Os recursos metodológicos utilizados foram: Um experimento “ O Problema da reflexão da Luz” , que permitiu investigar como a luz pode ser manipulada e direcionada através de espelhos planos, e uma sequência de ensino investigativa (SEI), que contou com as seguintes etapas (1) Contextualização do Problema, (2) Formulação de Hipóteses, (3) Experimentação, (4) Análise dos Resultados, (5) Aproximação com a Realidade. Os resultados comprovaram que o ensino investigativo contribui para uma aprendizagem mais significativa, tornando os conceitos científicos mais acessíveis e práticos, podendo por tanto ser um recuso importante para o professor. Palavras-chave: Reflexão, Espelho, Investigação, Experimento. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5984_TB2904_11032025205833.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIDALVA DO SOCORRO DOS SANTOS JUSTINIANO" "autor_nome_curto" => "LUCIDALVA" "autor_email" => "sheyjustiny@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }