BINGORGÂNICO: UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA PARA O ENSINO DA NOMENCLATURA HIDROCARBONETOS NA QUÍMICA ORGÂNICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131181 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2958 "inscrito_id" => 8210 "titulo" => "BINGORGÂNICO: UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA PARA O ENSINO DA NOMENCLATURA HIDROCARBONETOS NA QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Bingorgânico, uma adaptação do tradicional jogo de bingo para o ensino de química orgânica, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, divertido e interativo. Para Cunha (2012), o uso de jogos na escola surge como uma estratégia para a construção do conhecimento, mas sua aplicação nas aulas de química ainda enfrenta desafios, pois frequentemente é tratado apenas como recurso, sem uma abordagem pedagógica eficaz. A proposta visa auxiliar e instigar os estudantes na compreensão de nomear os compostos orgânicos, devido à complexidade dos termos e das regras envolvidas. No Bingorgânico, os estudantes receberam cartelas com os nomes de hidrocarbonetos e devem identificar corretamente as estruturas sorteadas pelo professor, seguindo as regras da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). A atividade foi realizada com uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em Icapuí, CE. Inicialmente, os estudantes responderam a um questionário para avaliar as ideias prévias que já possuíam sobre o conteúdo. Em seguida, foi feita uma revisão das regras de nomenclatura de alguns hidrocarbonetos. Após a coleta dos questionários respondidos, foi realizado o bingo. Para finalizar, os alunos responderam novamente ao mesmo questionário, com o objetivo de avaliar a evolução de seu aprendizado após a discussão e a aplicação do jogo. Os resultados mostraram um aumento significativo no número de acertos no questionário pós-jogo em comparação ao pré-jogo, indicando que o Bingorgânico pode contribuir de maneira eficaz para o engajamento dos estudantes na aprendizagem da nomenclatura de compostos orgânicos. Além disso, a atividade promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo, estimulando o engajamento e a participação ativa dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8210_TB2958_11032025211316.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRELIS INACIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SANDRELIS" "autor_email" => "inaciosandrelis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131181 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2958 "inscrito_id" => 8210 "titulo" => "BINGORGÂNICO: UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA PARA O ENSINO DA NOMENCLATURA HIDROCARBONETOS NA QUÍMICA ORGÂNICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Bingorgânico, uma adaptação do tradicional jogo de bingo para o ensino de química orgânica, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, divertido e interativo. Para Cunha (2012), o uso de jogos na escola surge como uma estratégia para a construção do conhecimento, mas sua aplicação nas aulas de química ainda enfrenta desafios, pois frequentemente é tratado apenas como recurso, sem uma abordagem pedagógica eficaz. A proposta visa auxiliar e instigar os estudantes na compreensão de nomear os compostos orgânicos, devido à complexidade dos termos e das regras envolvidas. No Bingorgânico, os estudantes receberam cartelas com os nomes de hidrocarbonetos e devem identificar corretamente as estruturas sorteadas pelo professor, seguindo as regras da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). A atividade foi realizada com uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em Icapuí, CE. Inicialmente, os estudantes responderam a um questionário para avaliar as ideias prévias que já possuíam sobre o conteúdo. Em seguida, foi feita uma revisão das regras de nomenclatura de alguns hidrocarbonetos. Após a coleta dos questionários respondidos, foi realizado o bingo. Para finalizar, os alunos responderam novamente ao mesmo questionário, com o objetivo de avaliar a evolução de seu aprendizado após a discussão e a aplicação do jogo. Os resultados mostraram um aumento significativo no número de acertos no questionário pós-jogo em comparação ao pré-jogo, indicando que o Bingorgânico pode contribuir de maneira eficaz para o engajamento dos estudantes na aprendizagem da nomenclatura de compostos orgânicos. Além disso, a atividade promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo, estimulando o engajamento e a participação ativa dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8210_TB2958_11032025211316.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRELIS INACIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SANDRELIS" "autor_email" => "inaciosandrelis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }