Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BINGORGÂNICO: UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA PARA O ENSINO DA NOMENCLATURA HIDROCARBONETOS NA QUÍMICA ORGÂNICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Bingorgânico, uma adaptação do tradicional jogo de bingo para o ensino de química orgânica, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, divertido e interativo. Para Cunha (2012), o uso de jogos na escola surge como uma estratégia para a construção do conhecimento, mas sua aplicação nas aulas de química ainda enfrenta desafios, pois frequentemente é tratado apenas como recurso, sem uma abordagem pedagógica eficaz. A proposta visa auxiliar e instigar os estudantes na compreensão de nomear os compostos orgânicos, devido à complexidade dos termos e das regras envolvidas. No Bingorgânico, os estudantes receberam cartelas com os nomes de hidrocarbonetos e devem identificar corretamente as estruturas sorteadas pelo professor, seguindo as regras da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada). A atividade foi realizada com uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em Icapuí, CE. Inicialmente, os estudantes responderam a um questionário para avaliar as ideias prévias que já possuíam sobre o conteúdo. Em seguida, foi feita uma revisão das regras de nomenclatura de alguns hidrocarbonetos. Após a coleta dos questionários respondidos, foi realizado o bingo. Para finalizar, os alunos responderam novamente ao mesmo questionário, com o objetivo de avaliar a evolução de seu aprendizado após a discussão e a aplicação do jogo. Os resultados mostraram um aumento significativo no número de acertos no questionário pós-jogo em comparação ao pré-jogo, indicando que o Bingorgânico pode contribuir de maneira eficaz para o engajamento dos estudantes na aprendizagem da nomenclatura de compostos orgânicos. Além disso, a atividade promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo, estimulando o engajamento e a participação ativa dos alunos.

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