ARTE-EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS: O FAZER E O PENSAR A ARTE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131198 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2980 "inscrito_id" => 7130 "titulo" => "ARTE-EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS: O FAZER E O PENSAR A ARTE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Arte-Educação na Educação Infantil permite a criança a criar, criticar e vivenciar suas criações, produzindo cultura e se protagonizando no seu desenvolvimento, construindo assim, uma consciência estética. Sendo a arte-educação, uma ferramenta para se trabalhar em sala de aula com a educação infantil, sendo um recurso educacional importante para as crianças. Assim sendo, a ênfase do fazer e o pensar a arte nas práticas pedagógicas na Educação Infantil é o objeto que norteia essa pesquisa. Diante desses pensamentos, foi desenvolvido a seguinte questão problema: como a Arte-Educação contribui para a formação da criança a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil? Para tanto, buscamos como objetivo geral refletir sobre a Arte-Educação na formação do sujeito a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, buscando as relações entre arte e o processo de desenvolvimento das crianças. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida de natureza qualitativa, com carater bibliográfico dando ênfase a Minayo (2007), e Gil (2002 e 2008), que clareou sobre os recursos utilizados como leituras em aportes teóricos. O referencial teórico sobre o tema, apoia-se, nas colaborações de Duarte Júnior, Barbosa, a Base Nacional Comum Curricular, Ferraz e Fuzari, e outros teóricos que discutem a temática. Como resultados, foi explicitado que a arte tem ligação à expressividade da criança e que deve ser trabalhada cotidianamente na sala de aula, para a formação dela por completo. Entendemos que, os processos artísticos possibilitam à criança se expressar, e se libertar, do que pensa, do que já aprendeu e do que está aprendendo. Para isso, enaltecemos a participação dela em todos os processos artísticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7130_TB2980_11032025211730.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DA SILVA MARCOLINO" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "crisanaestudar10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131198 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2980 "inscrito_id" => 7130 "titulo" => "ARTE-EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS: O FAZER E O PENSAR A ARTE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Arte-Educação na Educação Infantil permite a criança a criar, criticar e vivenciar suas criações, produzindo cultura e se protagonizando no seu desenvolvimento, construindo assim, uma consciência estética. Sendo a arte-educação, uma ferramenta para se trabalhar em sala de aula com a educação infantil, sendo um recurso educacional importante para as crianças. Assim sendo, a ênfase do fazer e o pensar a arte nas práticas pedagógicas na Educação Infantil é o objeto que norteia essa pesquisa. Diante desses pensamentos, foi desenvolvido a seguinte questão problema: como a Arte-Educação contribui para a formação da criança a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil? Para tanto, buscamos como objetivo geral refletir sobre a Arte-Educação na formação do sujeito a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, buscando as relações entre arte e o processo de desenvolvimento das crianças. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida de natureza qualitativa, com carater bibliográfico dando ênfase a Minayo (2007), e Gil (2002 e 2008), que clareou sobre os recursos utilizados como leituras em aportes teóricos. O referencial teórico sobre o tema, apoia-se, nas colaborações de Duarte Júnior, Barbosa, a Base Nacional Comum Curricular, Ferraz e Fuzari, e outros teóricos que discutem a temática. Como resultados, foi explicitado que a arte tem ligação à expressividade da criança e que deve ser trabalhada cotidianamente na sala de aula, para a formação dela por completo. Entendemos que, os processos artísticos possibilitam à criança se expressar, e se libertar, do que pensa, do que já aprendeu e do que está aprendendo. Para isso, enaltecemos a participação dela em todos os processos artísticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7130_TB2980_11032025211730.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DA SILVA MARCOLINO" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "crisanaestudar10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }