Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como se dá a interação de família e escola de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O interesse surgiu da necessidade de estreitar os vínculos que envolvem esses alunos, de fortalecer a participação da familia e escola para ressignificar a aprendizagem dos alunos que apresentam limitações. Considerando as relações do homem com a realidade por meio atos da construção, reconstrução e decisões para dinamizar o trabalho buscou-se uma forma de melhorar a prática pedagógica a fim conseguir alcançar a qualidade do ensino aprendizagem. A sociedade exige uma formação de cidadãos integrados, entretanto, o sujeito integrado vai além do cognitivo, sendo necessário considerar o contexto socioafetivo da criança. A metodologia utilizada envolve pesquisas, registros e diálogos com professores e outros profissionais para compreender o comportamento dos alunos no dia a dia da sala de aula regular e os que são atendidos na sala de Atendimento Educacional Especializado. As trocas de informações entre professores na unidade escolar propiciaram reflexões pertinentes que permitiram realizar intervenções significativas,a fim de que os alunos conseguissem alcançar êxito nas atividades realizadas. Como suporte teórico bscou Nogueira(2001), Campbell(2000), Antunes(2002) DCRMA(2020) dentre outros. A proposta curricular orienta que as atividades aplicadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem sejam diversificadas e que contemplam as necessidades que as crianças apresentam no cotidiano escolar.

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