Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO XUKURU: INTEGRANDO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE OS SABERES TRADICIONAIS, CULTURA E SUSTENTABILIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem em comunidade indígena está atrelado aos saberes tradicionais, culturais e de sustentabilidade. Nesse sentido, a pesquisa objetiva-se descrever como ocorre o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências Naturais em uma comunidade indígena. A pesquisa ocorreu por meio de atividades realizada durante a disciplina Projeto Temático Integrador, com visita na comunidade escolar para realizar observações sobre os sujeitos, estratégias de ensino e aprendizagens plural. Foram observadas cinco (05) turmas do ensino fundamental séries iniciais. A comunidade indígena Xukuru de Cimbres revelou uma dinâmica educacional profundamente conectada à cultura e ao território. A escola, embora funcione em um espaço cedido pela comunidade, não se limita às paredes da sala de aula. O aprendizado se estende para a roça, o rio, a casa dos moradores e o juncar, árvore sagrada para o povo Xukuru. A estrutura pedagógica foge do modelo tradicional, priorizando uma gestão coletiva onde todos participam ativamente das decisões. Não há um diretor centralizador, mas sim uma coordenação compartilhada, o que reflete a organização social da aldeia. O ensino de Ciências Naturais acontece de maneira integrada, respeitando a visão indígena de pertencimento ao meio ambiente. As aulas de campo são uma prática constante, levando os alunos a explorar a horta, o rio e o morro, aprendendo diretamente com o meio ambiente e com os mais velhos da comunidade. A preocupação com o desmatamento e a preservação ambiental é um tema recorrente no trabalho pedagógico. A educação na comunidade não segue um currículo rígido e padronizado, mas se molda à realidade local, respeitando os saberes tradicionais e fortalecendo a identidade cultural dos estudantes. A experiência de vivenciar essa abordagem educativa ressalta a importância de um ensino contextualizado, que dialogue com a história, o ambiente e as necessidades da comunidade.

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