Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PODCAST: VOZES REAIS DE VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES DA EJA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa reforça o poder transformador da Oralidade como um elemento central no compartilhamento de histórias reais dos estudantes na modalidade de ensino de Jovens e Adultos (EJA) através do uso do podcast como ferramenta inovadora no processo educacional, destacando na sala de aula a capacidade de engajar e criar um ambiente de aprendizado mais participativo. Essa iniciativa utiliza as vozes dos estudantes como meio de inclusão social e educativo. que, por meio de suas trajetórias de resiliência, superaram desafios e transformaram suas realidades. A justificativa desta pesquisa – ação, baseou-se nos princípios da Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9394/96), que assegura a EJA como direito para aqueles que não tiveram acesso à educação em idade própria, nesse contexto a utilização das experiências e vivências pedagógicas, sejam ouvidas e valorizadas com o intuíto de ressignificar o papel dos alunos da EJA, promovendo uma iniciação educativa e emancipadora mais inclusiva e acessível. Essas histórias demonstram como a educação pode ser um poderoso instrumento de inclusão social e empoderamento pessoal e social. Com episódios em áudio criados pelos próprios alunos, os podcasts não só amplificam suas vozes, mas também promovam engajamento comunitário essas estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades dos estudantes, somadas ao uso de tecnologias digitais. O referencial teórico será fundamentado nos escritos de Paulo Freire, que defende a educação como um ato político e transformador, voltado para a emancipação dos indivíduos. Complementarmente, será destacada a contribuição de Bernard Charlot, cuja abordagem sublinha a importância central da "relação com o saber". Ambos os referenciais enfatizam a valorização das experiências de vida dos estudantes e a construção de significados como elementos essenciais no processo de aprendizagem. Além disso, José Moran traz uma perspectiva contemporânea com sua abordagem sobre metodologias ativas e educação transformadora, destacando a relevância de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem, promovendo um ensino mais dinâmico, participativo e conectado às necessidades individuais, na promoção da autonomia e aprendizagem significativa. Esta iniciativa destaca a relevância de investir em capacitação docente e explorar novas tecnologias para enriquecer as práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação que valorize histórias de vida e amplie as oportunidades de aprendizado e amplie as oportunidades de aprendizagem e participação cidadã, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

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