PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EGRESSOS DA PEDAGOGIA EAD DA UFSM
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Este programa objetivava apoiar as Instituições de Ensino Superior em todo território nacional na criação de iniciativas que promovessem a colaboração entre as universidades e as escolas públicas de educação básica. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação realizado na Universidade Federal de Santa Maria (PPGE) e vinculado ao Grupo de Estudo em Educação, Tecnologias e Sociedade (INTERFACES/CNPq). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, e, busca responder o seguinte problema de pesquisa: que produções teóricas existentes sobre o tema em questão que podem subsidiar a elaboração teórica deste estudo? Possui como temática a Formação de Professores e o Programa Residência Pedagógica (RPR). Objetiva apresentar o Estado do Conhecimento (EC) construído no âmbito da pesquisa, relacionando o Programa Residência Pedagógica à formação inicial de professores e à educação a distância. O EC foi elaborado conforme orientam Morosini; Santos e Bittencourt (2021) utilizando como bases de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Scielo Brasil sendo adotados os seguintes descritores: Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores e Ensino Superior à distância. Ao final do EC encontrou-se 3 categorias: Entrelaçamento entre teoria e prática: contribuições do PRP; Interlocuções entre Escola de Educação Básica e instituição de Ensino Superior e Tornar-se professor: desafios da docência na inserção profissional dos egressos de Pedagogia do Brasil. Observou-se que existem poucas produções relacionando o PRP a formação de professores oriundos da pedagogia EAD e que alguns dos desafios encontrados no início da carreira docente foram amenizados por práticas vivenciados pelos mesmos enquanto residentes do PRP." 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