TUTORIA DE APRENDIZAGEM INCLUSIVA EM QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
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Diante disso, este estudo relata a experiência de alunos da Licenciatura em química como Tutores de Aprendizagem Inclusiva (TAI) no IFRN, Campus Ipanguaçu. O estudo foi realizado no período de out/2024 a mar/2025, com alunos de cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio, analisando os impactos dessa vivência na formação docente e na construção da educação inclusiva. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter descritivo e alicerçada em um relato de experiências que se fundamenta nas elucidações de Martini et al (2018), Santos et al (2020), Matos et al (2023) e Santos et al (2024) examinando como a tutoria contribui para o desenvolvimento profissional e para a adoção de práticas pedagógicas equitativas. O relato destaca estratégias didáticas utilizadas para promover a acessibilidade nos conteúdos químicos, como recursos visuais (vídeos, simulações e maquetes), materiais táteis e demais metodologias ativas. Os resultados apontam que experiências práticas em contextos inclusivos contribuem significativamente para a construção da identidade docente, ampliando a compreensão sobre as barreiras e possibilidades da inclusão escolar. Conclui-se que as tutorias revelaram-se um processo formativo essencial, favorecendo a ressignificação, a formação docente em química e evidenciando a necessidade de adaptações curriculares que garantam a participação efetiva de todos os alunos no âmbito da formação cidadã (a escola)." 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