O PIBID COMO ESPAÇO DINÂMICO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO MEIO DO MUNDO, UNIFAP, MACAPÁ-AP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131325 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3160 "inscrito_id" => 9272 "titulo" => "O PIBID COMO ESPAÇO DINÂMICO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO MEIO DO MUNDO, UNIFAP, MACAPÁ-AP" "resumo" => "O PIBID, programa de formação docente, repercute nos espaço dos cursos de licenciatura como oportunidade importante não apenas para inserir docentes no campo da regência, mas também na pesquisa e extensão nos espaços escolares. O curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Federal do Amapá participou, em primeira experiência, do PIBID, a partir do edital PIBID 082022-2024, contando com um grupo de 24 discentes bolsistas, distribuídos por três escolas de educação básica. Em 2024 novamente participa de novo edital (10/2024-2026), em mais três escolas e com participação de mais vinte e quatro bolsistas. Um dos aspectos importantes para definir a participação dos editais PIBID foi responder o problema sobre como o programa poderia contribuir no incremento da formação dos licenciandos, das licenciadas, em Sociologia da UNIFAP. Em relação à formação e um perfil profissional identificado como professor ou professora é importante destacar aspectos que remetem às particularidades dos contextos de atuação desses profissionais em formação e mesmo a natureza daquilo que é o substrato desse trabalho: um conjunto sistematizado de conhecimentos, conceitos, abordagens, metodologias, que justificam a necessidade do apuro técnico, crítico e didático (Cericato, 2016). O PIBID nesse sentido se constitui em oportunidades importantes como espaço-tempo na formação inicial desse-dessa docente em formação, nos primeiros contatos com o ambiente escolar, nas primeiras relações em vivência com colegas e sobre os desafios iniciais da gestão dos processos ensino-aprendizagem, para além da universidade. (Novoa, 2019). O PIBID, portanto, a partir das observações, orientações, acompanhamentos, sugestões e vivência, definidos nesse relato de experiências cumpre o papel de compartilhamento de percepções de iniciativas nos sentido do fortalecimento das licenciaturas e do protagonismo discente, em especial no campo da Sociologia e das Ciências Sociais, no norte do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9272_TB3160_11032025215631.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO MAGNUS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "proflucianounifap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131325 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3160 "inscrito_id" => 9272 "titulo" => "O PIBID COMO ESPAÇO DINÂMICO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO MEIO DO MUNDO, UNIFAP, MACAPÁ-AP" "resumo" => "O PIBID, programa de formação docente, repercute nos espaço dos cursos de licenciatura como oportunidade importante não apenas para inserir docentes no campo da regência, mas também na pesquisa e extensão nos espaços escolares. O curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Federal do Amapá participou, em primeira experiência, do PIBID, a partir do edital PIBID 082022-2024, contando com um grupo de 24 discentes bolsistas, distribuídos por três escolas de educação básica. Em 2024 novamente participa de novo edital (10/2024-2026), em mais três escolas e com participação de mais vinte e quatro bolsistas. Um dos aspectos importantes para definir a participação dos editais PIBID foi responder o problema sobre como o programa poderia contribuir no incremento da formação dos licenciandos, das licenciadas, em Sociologia da UNIFAP. Em relação à formação e um perfil profissional identificado como professor ou professora é importante destacar aspectos que remetem às particularidades dos contextos de atuação desses profissionais em formação e mesmo a natureza daquilo que é o substrato desse trabalho: um conjunto sistematizado de conhecimentos, conceitos, abordagens, metodologias, que justificam a necessidade do apuro técnico, crítico e didático (Cericato, 2016). O PIBID nesse sentido se constitui em oportunidades importantes como espaço-tempo na formação inicial desse-dessa docente em formação, nos primeiros contatos com o ambiente escolar, nas primeiras relações em vivência com colegas e sobre os desafios iniciais da gestão dos processos ensino-aprendizagem, para além da universidade. (Novoa, 2019). O PIBID, portanto, a partir das observações, orientações, acompanhamentos, sugestões e vivência, definidos nesse relato de experiências cumpre o papel de compartilhamento de percepções de iniciativas nos sentido do fortalecimento das licenciaturas e do protagonismo discente, em especial no campo da Sociologia e das Ciências Sociais, no norte do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9272_TB3160_11032025215631.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO MAGNUS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "proflucianounifap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }