JOGO DE TABULEIRO DE CAMINHO: QUÍMICA EM MOVIMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131334 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3171 "inscrito_id" => 8888 "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO DE CAMINHO: QUÍMICA EM MOVIMENTO" "resumo" => "Os jogos didáticos são eficazes no ensino de Química, auxiliando alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem (CUNHA,2012). De acordo com Silva 2020, os jogos de tabuleiro de caminho se destacam por sua fácil aplicação e engajamento. Nesse contexto, licenciandos em Química do PIBID-IFPE, Campus Ipojuca, desenvolveram o jogo Química em Movimento, abordando funções orgânicas e sustentabilidade. O jogo foi confeccionado com 40 peças de tatame EVA de encaixe (30x30x1 cm) e folhas de ofício 180g/m², formando um caminho de 40 “casas”. Ele foi aplicado na XX SNCT do IFPE, com a participação de 50 estudantes de diferentes níveis de escolaridade (ensino médio, superior e técnico). O jogo foi disposto no chão e os participantes jogavam um dado e avançavam sobre o tabuleiro, respondendo perguntas. Após a atividade, um opinário revelou que 88% dos estudantes afirmaram que o jogo é de fácil aplicação, e 96% destacaram que ele ajudou na fixação do conteúdo. A utilização deste tipo de jogo, desperta o interesse dos estudantes em sala de aula (RAMOS 2020). Frases como “desperta o interesse pela aula” reforçaram essa percepção. Entretanto, alunos do ensino superior apontaram desafios na confecção do jogo, devido ao seu tamanho, falta de recursos financeiros e tempo, fatores que podem desmotivar professores a utilizá-lo. A pesquisa mostrou ainda que 58% dos estudantes nunca haviam participado de jogos nas aulas, evidenciando a predominância do ensino tradicional (LEÃO,1999). No entanto, SOARES 2016, relata que muitos professores já exploram os jogos como estratégia para engajar os alunos. Embora os estudantes inicialmente se interessem pelo jogo apenas por diversão, acabam se motivando a estudar ao longo da atividade (MATHIAS, 2010). O jogo de tabuleiro de caminho: Química em Movimento despertou o interesse dos estudantes, incentivando debates sobre funções orgânicas e sustentabilidade, promovendo uma aprendizagem colaborativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8888_TB3171_08042025125617.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE FARIAS DE FRANÇA BATISTA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "gisellebatista795@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131334 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3171 "inscrito_id" => 8888 "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO DE CAMINHO: QUÍMICA EM MOVIMENTO" "resumo" => "Os jogos didáticos são eficazes no ensino de Química, auxiliando alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem (CUNHA,2012). De acordo com Silva 2020, os jogos de tabuleiro de caminho se destacam por sua fácil aplicação e engajamento. Nesse contexto, licenciandos em Química do PIBID-IFPE, Campus Ipojuca, desenvolveram o jogo Química em Movimento, abordando funções orgânicas e sustentabilidade. O jogo foi confeccionado com 40 peças de tatame EVA de encaixe (30x30x1 cm) e folhas de ofício 180g/m², formando um caminho de 40 “casas”. Ele foi aplicado na XX SNCT do IFPE, com a participação de 50 estudantes de diferentes níveis de escolaridade (ensino médio, superior e técnico). O jogo foi disposto no chão e os participantes jogavam um dado e avançavam sobre o tabuleiro, respondendo perguntas. Após a atividade, um opinário revelou que 88% dos estudantes afirmaram que o jogo é de fácil aplicação, e 96% destacaram que ele ajudou na fixação do conteúdo. A utilização deste tipo de jogo, desperta o interesse dos estudantes em sala de aula (RAMOS 2020). Frases como “desperta o interesse pela aula” reforçaram essa percepção. Entretanto, alunos do ensino superior apontaram desafios na confecção do jogo, devido ao seu tamanho, falta de recursos financeiros e tempo, fatores que podem desmotivar professores a utilizá-lo. A pesquisa mostrou ainda que 58% dos estudantes nunca haviam participado de jogos nas aulas, evidenciando a predominância do ensino tradicional (LEÃO,1999). No entanto, SOARES 2016, relata que muitos professores já exploram os jogos como estratégia para engajar os alunos. Embora os estudantes inicialmente se interessem pelo jogo apenas por diversão, acabam se motivando a estudar ao longo da atividade (MATHIAS, 2010). O jogo de tabuleiro de caminho: Química em Movimento despertou o interesse dos estudantes, incentivando debates sobre funções orgânicas e sustentabilidade, promovendo uma aprendizagem colaborativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8888_TB3171_08042025125617.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE FARIAS DE FRANÇA BATISTA" "autor_nome_curto" => "GISELLE" "autor_email" => "gisellebatista795@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }