COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BIRITINGA-BA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131339 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3176 "inscrito_id" => 10411 "titulo" => "COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BIRITINGA-BA" "resumo" => "Este estudo objetivou compreender como as competências socioemocionais se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. O fenômeno de estudo é o caráter formativo das relações interpessoais na prática docente e o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, destaco o problema de pesquisa: Como as competências socioemocionais se manifestaram na prática pedagógica de uma escola municipal em Biritinga-Ba de 2021 a 2023. Para este estudo, evidencia-se os aportes teóricos sobre a formação de identidade profissional; as emoções e a aprendizagem humana; os Incidentes Críticos e a Fenomenologia aplicada de Max Van Manen. Enquanto proposta de intervenção, foram programados encontros semanais com o grupo de oito professoras do município de Biritinga-BA. Para a aplicação de vivências, oficinas, rodas de conversas e palestras, como dispositivo de conexão entre o professor com ele mesmo e com seus colegas; houve também a produção das cartas narrativas como um meio de avaliar os resultados e reflexões sobre as competências socioemocionais, como se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. Considera-se que este estudo possa promover transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula, destacando a relevância das competências socioemocionais nas relações e interações no espaço escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de mais autonomia e segurança docente em relação a consciência de seus sentimentos e emoções. Conclui-se, portanto, que a utilização dos incidentes críticos para embasar a produção de propostas formativas das oito professoras da escola municipal Eujácio Simões obteve resultados positivos, visto que, por meio de relatos de episódios marcantes em suas vidas, as professoras tiveram a oportunidade de compreender que gerenciar as suas próprias emoções é fundamental para o sucesso nas interações dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10411_TB3176_11032025220058.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ BRITO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "nazy.b@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131339 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3176 "inscrito_id" => 10411 "titulo" => "COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BIRITINGA-BA" "resumo" => "Este estudo objetivou compreender como as competências socioemocionais se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. O fenômeno de estudo é o caráter formativo das relações interpessoais na prática docente e o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, destaco o problema de pesquisa: Como as competências socioemocionais se manifestaram na prática pedagógica de uma escola municipal em Biritinga-Ba de 2021 a 2023. Para este estudo, evidencia-se os aportes teóricos sobre a formação de identidade profissional; as emoções e a aprendizagem humana; os Incidentes Críticos e a Fenomenologia aplicada de Max Van Manen. Enquanto proposta de intervenção, foram programados encontros semanais com o grupo de oito professoras do município de Biritinga-BA. Para a aplicação de vivências, oficinas, rodas de conversas e palestras, como dispositivo de conexão entre o professor com ele mesmo e com seus colegas; houve também a produção das cartas narrativas como um meio de avaliar os resultados e reflexões sobre as competências socioemocionais, como se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. Considera-se que este estudo possa promover transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula, destacando a relevância das competências socioemocionais nas relações e interações no espaço escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de mais autonomia e segurança docente em relação a consciência de seus sentimentos e emoções. Conclui-se, portanto, que a utilização dos incidentes críticos para embasar a produção de propostas formativas das oito professoras da escola municipal Eujácio Simões obteve resultados positivos, visto que, por meio de relatos de episódios marcantes em suas vidas, as professoras tiveram a oportunidade de compreender que gerenciar as suas próprias emoções é fundamental para o sucesso nas interações dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10411_TB3176_11032025220058.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ BRITO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "nazy.b@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }