AULAS PRÁTICAS PARA DIFERENCIAR AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS EM UMA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131378 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3228 "inscrito_id" => 10298 "titulo" => "AULAS PRÁTICAS PARA DIFERENCIAR AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS EM UMA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA" "resumo" => "As aulas nas práticas são essenciais para o aprendizado da biologia celular, pois permitem que os alunos em seu ambiente observem diretamente as células e suas estruturas, facilitando a compreensão dos conceitos teóricos. O objetivo desta atividade prática foi observar e analisar as características estruturais das células, comparando célula vegetal e animal e fortalecer esses conceitos abstratos para o estudante. Esse trabalho foi realizado na Escola Estadual Indígena Tuxaua Lauro Melquior, no Municipio de Uiramutã, extremo Norte da Amazônia Brasileira. Neste trabalho utilizamos amostras de cebola que foram observadas no microscópio. Foi possível observar que as células vegetais apresentaram uma forma retangular. A parede celular foi facilmente identificada ao redor das células. Em seguida, foi preparada uma lâmina com saliva humana, e observou que as células animais mostraram uma forma mais irregular, sem a presença de parede celular. Observamos também que as células animais não possuem vacúolos centrais, em contraste com as células vegetais. Essa experiência proporcionou uma compreensão mais profunda sobre as diferenças e semelhanças entre as células vegetais e animais, destacando suas funções essenciais e suas adaptações ao ambiente em que vivem. A observação direta no microscópio foi fundamental para evidenciar essas características e contribuiu significativamente para o aprendizado sobre a biologia celular. Por outro lado, a prática realizada com os estudantes permitiu com que os mesmos pudessem observar esses aspectos das células e sentir mais satisfeitos com o conhecimento adquirido no laboratório." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID10298_TB3228_20032025123806.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EROCILDO MARTINS LEVEL" "autor_nome_curto" => "EROCILDO LEVEL" "autor_email" => "erocildo35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131378 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3228 "inscrito_id" => 10298 "titulo" => "AULAS PRÁTICAS PARA DIFERENCIAR AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS EM UMA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA" "resumo" => "As aulas nas práticas são essenciais para o aprendizado da biologia celular, pois permitem que os alunos em seu ambiente observem diretamente as células e suas estruturas, facilitando a compreensão dos conceitos teóricos. O objetivo desta atividade prática foi observar e analisar as características estruturais das células, comparando célula vegetal e animal e fortalecer esses conceitos abstratos para o estudante. Esse trabalho foi realizado na Escola Estadual Indígena Tuxaua Lauro Melquior, no Municipio de Uiramutã, extremo Norte da Amazônia Brasileira. Neste trabalho utilizamos amostras de cebola que foram observadas no microscópio. Foi possível observar que as células vegetais apresentaram uma forma retangular. A parede celular foi facilmente identificada ao redor das células. Em seguida, foi preparada uma lâmina com saliva humana, e observou que as células animais mostraram uma forma mais irregular, sem a presença de parede celular. Observamos também que as células animais não possuem vacúolos centrais, em contraste com as células vegetais. Essa experiência proporcionou uma compreensão mais profunda sobre as diferenças e semelhanças entre as células vegetais e animais, destacando suas funções essenciais e suas adaptações ao ambiente em que vivem. A observação direta no microscópio foi fundamental para evidenciar essas características e contribuiu significativamente para o aprendizado sobre a biologia celular. Por outro lado, a prática realizada com os estudantes permitiu com que os mesmos pudessem observar esses aspectos das células e sentir mais satisfeitos com o conhecimento adquirido no laboratório." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID10298_TB3228_20032025123806.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EROCILDO MARTINS LEVEL" "autor_nome_curto" => "EROCILDO LEVEL" "autor_email" => "erocildo35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }