Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE OS ESTUDANTES DO NONO ANO SABEM SOBRE OS DINOSSAUROS? ONDE APRENDERAM?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131406
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3263
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "O QUE OS ESTUDANTES DO NONO ANO SABEM SOBRE OS DINOSSAUROS? ONDE APRENDERAM?"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo investigar o que os estudantes sabem sobre dinossauros e onde adquiriram esse conhecimento. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de um questionário a um grupo de alunos do nono ano, de duas escolas públicas de Jequié, totalizando um total de 45 estudantes. O questionário foi estruturado para explorar quais conceitos eles tinham sobre os dinossauros e as fontes de informação que influenciam o aprendizado sobre esses animais pré-históricos, como livros, filmes, programas de TV, e, principalmente, a escola. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes, 82% classificam dinossauros como répteis, mas 65% tem um conhecimento superficial sobre dinossauros, 25% identificam como espécies mais conhecidas: o Tyrannosaurus rex e o Tricerátops, que não são espécies brasileiras, e 64% destes estudantes desconhecem os dinossauros brasileiros. FQuanto às fontes de aprendizado, 60% estudantes apontaram que a maior parte de seu conhecimento vem de mídias populares, como filmes de animação e filmes de ficção científica, além de livros infantojuvenis. A escola, por sua vez, aparece como uma fonte secundária de informação, embora importante no processo de disseminação de conhecimento sobre a paleontologia. A pesquisa sugere que, embora as mídias populares desempenhem um papel significativo na formação do imaginário sobre os dinossauros, há uma lacuna no ensino formal sobre o tema, o que poderia ser explorado para fornecer um conhecimento mais preciso e científico sobre o assunto. O trabalho contribui para a reflexão sobre as estratégias pedagógicas necessárias para abordar a Paleontologia e a história da Terra de forma mais eficaz nas escolas, aproveitando o interesse natural dos estudantes por dinossauros para promover uma aprendizagem mais robusta. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5749_TB3263_11032025222007.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131406
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3263
    "inscrito_id" => 5749
    "titulo" => "O QUE OS ESTUDANTES DO NONO ANO SABEM SOBRE OS DINOSSAUROS? ONDE APRENDERAM?"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo investigar o que os estudantes sabem sobre dinossauros e onde adquiriram esse conhecimento. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de um questionário a um grupo de alunos do nono ano, de duas escolas públicas de Jequié, totalizando um total de 45 estudantes. O questionário foi estruturado para explorar quais conceitos eles tinham sobre os dinossauros e as fontes de informação que influenciam o aprendizado sobre esses animais pré-históricos, como livros, filmes, programas de TV, e, principalmente, a escola. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes, 82% classificam dinossauros como répteis, mas 65% tem um conhecimento superficial sobre dinossauros, 25% identificam como espécies mais conhecidas: o Tyrannosaurus rex e o Tricerátops, que não são espécies brasileiras, e 64% destes estudantes desconhecem os dinossauros brasileiros. FQuanto às fontes de aprendizado, 60% estudantes apontaram que a maior parte de seu conhecimento vem de mídias populares, como filmes de animação e filmes de ficção científica, além de livros infantojuvenis. A escola, por sua vez, aparece como uma fonte secundária de informação, embora importante no processo de disseminação de conhecimento sobre a paleontologia. A pesquisa sugere que, embora as mídias populares desempenhem um papel significativo na formação do imaginário sobre os dinossauros, há uma lacuna no ensino formal sobre o tema, o que poderia ser explorado para fornecer um conhecimento mais preciso e científico sobre o assunto. O trabalho contribui para a reflexão sobre as estratégias pedagógicas necessárias para abordar a Paleontologia e a história da Terra de forma mais eficaz nas escolas, aproveitando o interesse natural dos estudantes por dinossauros para promover uma aprendizagem mais robusta. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5749_TB3263_11032025222007.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANJOS BITTENCOURT BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "rita.anjos@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o que os estudantes sabem sobre dinossauros e onde adquiriram esse conhecimento. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de um questionário a um grupo de alunos do nono ano, de duas escolas públicas de Jequié, totalizando um total de 45 estudantes. O questionário foi estruturado para explorar quais conceitos eles tinham sobre os dinossauros e as fontes de informação que influenciam o aprendizado sobre esses animais pré-históricos, como livros, filmes, programas de TV, e, principalmente, a escola. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes, 82% classificam dinossauros como répteis, mas 65% tem um conhecimento superficial sobre dinossauros, 25% identificam como espécies mais conhecidas: o Tyrannosaurus rex e o Tricerátops, que não são espécies brasileiras, e 64% destes estudantes desconhecem os dinossauros brasileiros. FQuanto às fontes de aprendizado, 60% estudantes apontaram que a maior parte de seu conhecimento vem de mídias populares, como filmes de animação e filmes de ficção científica, além de livros infantojuvenis. A escola, por sua vez, aparece como uma fonte secundária de informação, embora importante no processo de disseminação de conhecimento sobre a paleontologia. A pesquisa sugere que, embora as mídias populares desempenhem um papel significativo na formação do imaginário sobre os dinossauros, há uma lacuna no ensino formal sobre o tema, o que poderia ser explorado para fornecer um conhecimento mais preciso e científico sobre o assunto. O trabalho contribui para a reflexão sobre as estratégias pedagógicas necessárias para abordar a Paleontologia e a história da Terra de forma mais eficaz nas escolas, aproveitando o interesse natural dos estudantes por dinossauros para promover uma aprendizagem mais robusta. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.