O TRABALHO DO NAPNE NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA E EMANCIPATÓRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131498 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3395 "inscrito_id" => 10607 "titulo" => "O TRABALHO DO NAPNE NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA E EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "A inclusão de estudantes com deficiência e/ou transtornos de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica têm aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente através das políticas de ações afirmativas, que garantem o acesso deste público à novos níveis de escolarização. Um dos objetivos da coordenação do núcleo é tornar o espaço do Campus acolhedor e inclusivo, fazendo com que todos se sintam responsáveis pela inclusão. Neste sentido, o NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRS Campus Farroupilha vem trabalhando há dez anos para garantir também a permanência e o êxito dos estudantes nos diferentes cursos ofertados. Atualmente o núcleo conta com equipe multidisciplinar que acompanha os estudantes desde o processo seletivo até a conclusão do curso, passando par acompanhamento aos professores, atendimento educacional especializado e psicopedagógico aos estudantes, e atividades integradas à comunidade através de projetos de extensão, ensino e pesquisa, bem como parcerias com entidades do município. Com mais de 60 estudantes atendidos de forma direta, seja através de testagens psicopedagógicas e/ou Planos Educacionais Individualizados, o núcleo envida esforços para dar o suporte necessário à autonomia dos estudantes, buscando uma qualificação para o mundo do trabalho, mas, mais do que isso, a emancipação para uma vida digna e com respeito. Longe de ser um caminho fácil, ou um destino certo, a inclusão é um passo firme que precisa ser dado na direção da sociedade que desejamos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10607_TB3395_11032025224709.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE ROSA DA COSTA SOARES" "autor_nome_curto" => "GRACIELE" "autor_email" => "graciele.soares@farroupilha.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131498 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3395 "inscrito_id" => 10607 "titulo" => "O TRABALHO DO NAPNE NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA E EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "A inclusão de estudantes com deficiência e/ou transtornos de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica têm aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente através das políticas de ações afirmativas, que garantem o acesso deste público à novos níveis de escolarização. Um dos objetivos da coordenação do núcleo é tornar o espaço do Campus acolhedor e inclusivo, fazendo com que todos se sintam responsáveis pela inclusão. Neste sentido, o NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRS Campus Farroupilha vem trabalhando há dez anos para garantir também a permanência e o êxito dos estudantes nos diferentes cursos ofertados. Atualmente o núcleo conta com equipe multidisciplinar que acompanha os estudantes desde o processo seletivo até a conclusão do curso, passando par acompanhamento aos professores, atendimento educacional especializado e psicopedagógico aos estudantes, e atividades integradas à comunidade através de projetos de extensão, ensino e pesquisa, bem como parcerias com entidades do município. Com mais de 60 estudantes atendidos de forma direta, seja através de testagens psicopedagógicas e/ou Planos Educacionais Individualizados, o núcleo envida esforços para dar o suporte necessário à autonomia dos estudantes, buscando uma qualificação para o mundo do trabalho, mas, mais do que isso, a emancipação para uma vida digna e com respeito. Longe de ser um caminho fácil, ou um destino certo, a inclusão é um passo firme que precisa ser dado na direção da sociedade que desejamos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10607_TB3395_11032025224709.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE ROSA DA COSTA SOARES" "autor_nome_curto" => "GRACIELE" "autor_email" => "graciele.soares@farroupilha.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }