Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E RACISMO ALGORÍTMICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O racismo algorítmico é uma manifestação das desigualdades estruturais reproduzidas em sistemas baseados em inteligência artificial (IA) na contemporaneidade. Este artigo discute a interseção entre educação antirracista e IA, propondo estratégias para identificar, mitigar e combater os vieses algorítmicos racistas. Partindo de uma revisão bibliográfica crítica sobre algoritmos e IA (Noble, 2021; Prado, 2022), racismo algorítmico (Silva, 2022; Araújo, 2024) e educação antirracista (Hooks, 2017; Kilomba, 2019), argumenta-se que a política de promoção da equidade racial na educação e da cultura antirracista do estado do Ceará, por meio da unidade curricular obrigatória - Cultura digital -, que preconiza o ensino de habilidades e conhecimentos para que os alunos possam usar a tecnologia de forma crítica e responsável, desempenhando um papel fundamental na formação de uma cidadania consciente, pode constituir-se como um meio privilegiado na escola em questionar e combater as dinâmicas raciais excludentes no meio digital ao desvelar as artimanhas algorítmicas que as sustentam. Em vista disso, foram aplicados formulários eletrônicos semiestruturados, tendo como público-alvo 20 (vinte) estudantes do ensino médio, a fim de identificar o grau de conhecimento, percepção crítica e engajamento sobre o racismo algorítmico. Desse modo, verificou-se pouco conhecimento sobre a temática, nos alertando a importância no fomento do letramento digital racial nas escolas. Tais medidas são essenciais para ajudar os adolescentes a refletirem sobre como as estruturas de opressão e as ideologias raciais excludentes se perpetuam em novas e sofisticadas formas, reforçando a necessidade de uma abordagem ética, justa e inclusiva na era da inteligência artificial.

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