EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES E IMPACTOS DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131709 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3697 "inscrito_id" => 10276 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES E IMPACTOS DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "A educação financeira e empreendedora desempenha um papel fundamental na formação de jovens, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão financeira e a criação de iniciativas autônomas. Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção dos estudantes do ensino fundamental sobre as aulas de educação financeira e empreendedorismo, analisando sua relevância, impacto no aprendizado e eficácia das metodologias utilizadas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com estudantes do 8º e 9º ano, com idades entre 12 e 15 anos. O levantamento de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, aplicado presencialmente, abordando quatro eixos principais: perfil dos participantes, percepção geral sobre as aulas, atividades e metodologias utilizadas e impactos no cotidiano dos alunos. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, considerando a frequência das respostas e comentários dos alunos. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes avaliou positivamente as aulas, reconhecendo sua importância para a vida pessoal e demonstrando interesse em continuar aprendendo sobre o tema. As metodologias ativas, como gamificação e sala de aula invertida, foram bem aceitas, facilitando a compreensão dos conceitos. Além disso, os alunos relataram maior conscientização sobre planejamento financeiro e tomada de decisões, evidenciando o potencial desse ensino na formação de comportamentos mais responsáveis. O estudo reforça a necessidade de integrar a educação financeira e empreendedora ao currículo escolar de forma estruturada e contínua, visando capacitar os estudantes para desafios futuros e ampliar sua autonomia na gestão de recursos financeiros e oportunidades empreendedoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10276_TB3697_11032025235309.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCELY VITHOR DE FARIAS ALVES" "autor_nome_curto" => "JOCELY" "autor_email" => "jocelyvithorfarias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131709 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3697 "inscrito_id" => 10276 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES E IMPACTOS DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "A educação financeira e empreendedora desempenha um papel fundamental na formação de jovens, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão financeira e a criação de iniciativas autônomas. Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção dos estudantes do ensino fundamental sobre as aulas de educação financeira e empreendedorismo, analisando sua relevância, impacto no aprendizado e eficácia das metodologias utilizadas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com estudantes do 8º e 9º ano, com idades entre 12 e 15 anos. O levantamento de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, aplicado presencialmente, abordando quatro eixos principais: perfil dos participantes, percepção geral sobre as aulas, atividades e metodologias utilizadas e impactos no cotidiano dos alunos. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, considerando a frequência das respostas e comentários dos alunos. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes avaliou positivamente as aulas, reconhecendo sua importância para a vida pessoal e demonstrando interesse em continuar aprendendo sobre o tema. As metodologias ativas, como gamificação e sala de aula invertida, foram bem aceitas, facilitando a compreensão dos conceitos. Além disso, os alunos relataram maior conscientização sobre planejamento financeiro e tomada de decisões, evidenciando o potencial desse ensino na formação de comportamentos mais responsáveis. O estudo reforça a necessidade de integrar a educação financeira e empreendedora ao currículo escolar de forma estruturada e contínua, visando capacitar os estudantes para desafios futuros e ampliar sua autonomia na gestão de recursos financeiros e oportunidades empreendedoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10276_TB3697_11032025235309.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCELY VITHOR DE FARIAS ALVES" "autor_nome_curto" => "JOCELY" "autor_email" => "jocelyvithorfarias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }