Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RACIOCÍNIO ESPACIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No ensino de Geografia, o raciocínio espacial é um campo de estudo fundamental pois contempla a discussão dos processos mentais que permitem aos indivíduos compreender, interpretar e interagir com o espaço ao seu redor. Os estudos de Piaget (1956) destacam que a percepção espacial se desenvolve progressivamente na infância, passando por diferentes estágios cognitivos. Em Vygotsky (1978), encontra-se o debate sobre a influência do meio social e das interações na construção do conhecimento espacial. Dito isso, o objetivo desse trabalho é explicar como o raciocínio espacial se relaciona com capacidade dos alunos de ler e interpretar mapas, compreender escalas, identificar padrões espaciais e desenvolver um pensamento geográfico crítico, o que é base para a aprendizagem da Geografia. Ademais, é importante conhecer como o raciocínio espacial influencia nas habilidades de memorização de rotas, localização de objetos e estratégias de orientação. Autores como Uttal (1989, 1994, 2001), Montello (2001) e Downs & Stea (1973) analisam como o processamento da informação espacial varia entre indivíduos e como estratégias pedagógicas podem aprimorar essa habilidade. Pesquisas indicam que o uso de tecnologias, como sistemas de informações geográficas (SIG) e realidade aumentada, colaboram para o aprendizado, tornando a experiência mais interativa e eficaz (Goodchild, 2006). A metodologia do trabalho baseia-se em revisão teórica, considerando estudos em bancos de teses e dissertações, artigos e livros que abordam o raciocínio espacial e sua importância para o ensino de Geografia. Os resultados da pesquisa indicaram que o trabalho com o raciocínio espacial deve ocorrer desde a educação infantil, fortalecendo as habilidades de localização e orientação e e que esse trabalho é imprescindível para a formação pensamento espacial e geográfico. Assim, esta revisão teórica explica como o raciocínio espacial influencia no aprendizado geográfico e as estratégias que podem aprimorar essa competência, contribuindo para uma educação mais significativa e contextualizada.

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