PATRIMÔNIO CULTURAL: MEMÓRIA HISTORIOGRÁFICA EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131790 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3832 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "PATRIMÔNIO CULTURAL: MEMÓRIA HISTORIOGRÁFICA EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho de resgate de um centro de memória tem gerado resultados positivos à dinâmica de planejamento e potencial como ferramenta de conhecimento e de comunicação. A realidade educacional brasileira ainda está distante da expectativa social, sobretudo no que diz respeito à sua valorização. No entanto, a elaboração e aplicação de projetos acadêmicos interdisciplinares tem colaborado com a valorização escolar e docente profissional por meio do histórico das riquezas do chão da escola, incluindo, nesta base de escavação memorialística e reconhecimento de valores, os personagens profissionais importantes que lhe fizeram parte e crescimento. Este trabalho tem foco na recuperação da memória de fundações educacionais como instrumento de ações de observação histórica, cartográfica, visando registros antropológicos de valor material e imaterial. A discussão se serve, de forma detida, dos resultados de pesquisas desenvolvidas junto ao DPEC/CE UFRN em 2024 enquanto locus de atuação dos pesquisadores que assinam este artigo com intenção de apresentar conceitos, métodos e estratégias que atenderam à investigação de campo sobre a história educacional de uma cidade em especial (Nova Esperança, PR), através da realidade de suas instituições pela perspectiva da importância do trabalho realizado por alguns de seus professores, estes reconhecidamente memoráveis, entre1950 e 2000. Este trabalho volta-se, assim, para a investigação de um quadro histórico de valorização da memória educacional citadina a fim de, nesta ocasião, delinear a meta pesquisa, ou seja, o processo de elaboração epistemológica do diagnóstico e realização pelos pesquisadores executores junto ao corpo pedagógico das escolas e representantes comunitários. A importância de uma memória educacional de NE-PR é possibilitar uma reflexão sobre a trajetória histórica da prática docente e, de modo geral, sobre a cultura escolar da qual somos parte, entendendo que a Memória é patrimônio inestimável para a gestão do conhecimento, da transmissão de valores e da administração de entidades públicas e privadas. A partir do acervo documental, comprovou-se imprescindível reconhecer que a continuidade das instituições está atrelada a uma boa gestão de seus recursos humanos e de seus valores, pressupondo, assim, a gestão do conhecimento de sua história e a valorização não só de sua trajetória, mas também da sua cultura organizacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID582_TB3832_01042025073441.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINÉIA CONTIERO" "autor_nome_curto" => "LUCINÉIA" "autor_email" => "conlucineia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131790 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3832 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "PATRIMÔNIO CULTURAL: MEMÓRIA HISTORIOGRÁFICA EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho de resgate de um centro de memória tem gerado resultados positivos à dinâmica de planejamento e potencial como ferramenta de conhecimento e de comunicação. A realidade educacional brasileira ainda está distante da expectativa social, sobretudo no que diz respeito à sua valorização. No entanto, a elaboração e aplicação de projetos acadêmicos interdisciplinares tem colaborado com a valorização escolar e docente profissional por meio do histórico das riquezas do chão da escola, incluindo, nesta base de escavação memorialística e reconhecimento de valores, os personagens profissionais importantes que lhe fizeram parte e crescimento. Este trabalho tem foco na recuperação da memória de fundações educacionais como instrumento de ações de observação histórica, cartográfica, visando registros antropológicos de valor material e imaterial. A discussão se serve, de forma detida, dos resultados de pesquisas desenvolvidas junto ao DPEC/CE UFRN em 2024 enquanto locus de atuação dos pesquisadores que assinam este artigo com intenção de apresentar conceitos, métodos e estratégias que atenderam à investigação de campo sobre a história educacional de uma cidade em especial (Nova Esperança, PR), através da realidade de suas instituições pela perspectiva da importância do trabalho realizado por alguns de seus professores, estes reconhecidamente memoráveis, entre1950 e 2000. Este trabalho volta-se, assim, para a investigação de um quadro histórico de valorização da memória educacional citadina a fim de, nesta ocasião, delinear a meta pesquisa, ou seja, o processo de elaboração epistemológica do diagnóstico e realização pelos pesquisadores executores junto ao corpo pedagógico das escolas e representantes comunitários. A importância de uma memória educacional de NE-PR é possibilitar uma reflexão sobre a trajetória histórica da prática docente e, de modo geral, sobre a cultura escolar da qual somos parte, entendendo que a Memória é patrimônio inestimável para a gestão do conhecimento, da transmissão de valores e da administração de entidades públicas e privadas. A partir do acervo documental, comprovou-se imprescindível reconhecer que a continuidade das instituições está atrelada a uma boa gestão de seus recursos humanos e de seus valores, pressupondo, assim, a gestão do conhecimento de sua história e a valorização não só de sua trajetória, mas também da sua cultura organizacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID582_TB3832_01042025073441.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINÉIA CONTIERO" "autor_nome_curto" => "LUCINÉIA" "autor_email" => "conlucineia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }