Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E SABERES PARTILHADOS EM PROCESSOS FORMATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131830
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3887
    "inscrito_id" => 6444
    "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E SABERES PARTILHADOS EM PROCESSOS FORMATIVOS"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa acerca das memórias sobre contextos educacionais de uma professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental que nos traz parte de sua trajetória docente a qual atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP).Teoricamente pautada em Freire (1996), Martins Filho e Souza (2015) e Tardif (2011), Nóvoa (2009) e Silva (2021), trata-se de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente pautada em Bogdan e Biklen (1994) e Moraes e Galiazzi (2014) para o processo de análise textual discursiva. A pesquisa teve a narrativa como principal fonte de dados que culminou em quatro categorias emergentes e suas respectivas sínteses: Acolhida da Preceptora -Trata-se da compreensão da professora preceptora ao receber estudantes de licenciatura em sua turma para períodos de formação inicial; Criando e estabelecendo vínculos e integração entre residentes e crianças - Estratégias utilizadas pela preceptora para dialogar com suas/seus alunas/os acerca das/os residentes que estarão em sala, bem como as estratégias utilizadas para aproximação entre esses sujeitos; Troca de experiências - A relação de troca entre uma professora experiente e as/os estudantes de licenciatura; Contribuição das/os residentes - Compreensão da preceptora acerca da atuação das/os residentes quem são elas/eles são as/os para as crianças. A análise realizada possibilitou encontrar indicativos acerca da aproximação entre universidade e escola básica bem como a relação entre professoras/es mais experientes e futuras/os professoras/es pode ser considerada positiva e valorosa para ambas instituições de ensino e sujeitos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB3887_17032025101736.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MOIRA"
    "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131830
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3887
    "inscrito_id" => 6444
    "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E SABERES PARTILHADOS EM PROCESSOS FORMATIVOS"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa acerca das memórias sobre contextos educacionais de uma professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental que nos traz parte de sua trajetória docente a qual atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP).Teoricamente pautada em Freire (1996), Martins Filho e Souza (2015) e Tardif (2011), Nóvoa (2009) e Silva (2021), trata-se de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente pautada em Bogdan e Biklen (1994) e Moraes e Galiazzi (2014) para o processo de análise textual discursiva. A pesquisa teve a narrativa como principal fonte de dados que culminou em quatro categorias emergentes e suas respectivas sínteses: Acolhida da Preceptora -Trata-se da compreensão da professora preceptora ao receber estudantes de licenciatura em sua turma para períodos de formação inicial; Criando e estabelecendo vínculos e integração entre residentes e crianças - Estratégias utilizadas pela preceptora para dialogar com suas/seus alunas/os acerca das/os residentes que estarão em sala, bem como as estratégias utilizadas para aproximação entre esses sujeitos; Troca de experiências - A relação de troca entre uma professora experiente e as/os estudantes de licenciatura; Contribuição das/os residentes - Compreensão da preceptora acerca da atuação das/os residentes quem são elas/eles são as/os para as crianças. A análise realizada possibilitou encontrar indicativos acerca da aproximação entre universidade e escola básica bem como a relação entre professoras/es mais experientes e futuras/os professoras/es pode ser considerada positiva e valorosa para ambas instituições de ensino e sujeitos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB3887_17032025101736.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MOIRA"
    "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa acerca das memórias sobre contextos educacionais de uma professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental que nos traz parte de sua trajetória docente a qual atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP).Teoricamente pautada em Freire (1996), Martins Filho e Souza (2015) e Tardif (2011), Nóvoa (2009) e Silva (2021), trata-se de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente pautada em Bogdan e Biklen (1994) e Moraes e Galiazzi (2014) para o processo de análise textual discursiva. A pesquisa teve a narrativa como principal fonte de dados que culminou em quatro categorias emergentes e suas respectivas sínteses: Acolhida da Preceptora -Trata-se da compreensão da professora preceptora ao receber estudantes de licenciatura em sua turma para períodos de formação inicial; Criando e estabelecendo vínculos e integração entre residentes e crianças - Estratégias utilizadas pela preceptora para dialogar com suas/seus alunas/os acerca das/os residentes que estarão em sala, bem como as estratégias utilizadas para aproximação entre esses sujeitos; Troca de experiências - A relação de troca entre uma professora experiente e as/os estudantes de licenciatura; Contribuição das/os residentes - Compreensão da preceptora acerca da atuação das/os residentes quem são elas/eles são as/os para as crianças. A análise realizada possibilitou encontrar indicativos acerca da aproximação entre universidade e escola básica bem como a relação entre professoras/es mais experientes e futuras/os professoras/es pode ser considerada positiva e valorosa para ambas instituições de ensino e sujeitos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.