MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E SABERES PARTILHADOS EM PROCESSOS FORMATIVOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131830 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3887 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E SABERES PARTILHADOS EM PROCESSOS FORMATIVOS" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa acerca das memórias sobre contextos educacionais de uma professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental que nos traz parte de sua trajetória docente a qual atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP).Teoricamente pautada em Freire (1996), Martins Filho e Souza (2015) e Tardif (2011), Nóvoa (2009) e Silva (2021), trata-se de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente pautada em Bogdan e Biklen (1994) e Moraes e Galiazzi (2014) para o processo de análise textual discursiva. A pesquisa teve a narrativa como principal fonte de dados que culminou em quatro categorias emergentes e suas respectivas sínteses: Acolhida da Preceptora -Trata-se da compreensão da professora preceptora ao receber estudantes de licenciatura em sua turma para períodos de formação inicial; Criando e estabelecendo vínculos e integração entre residentes e crianças - Estratégias utilizadas pela preceptora para dialogar com suas/seus alunas/os acerca das/os residentes que estarão em sala, bem como as estratégias utilizadas para aproximação entre esses sujeitos; Troca de experiências - A relação de troca entre uma professora experiente e as/os estudantes de licenciatura; Contribuição das/os residentes - Compreensão da preceptora acerca da atuação das/os residentes quem são elas/eles são as/os para as crianças. A análise realizada possibilitou encontrar indicativos acerca da aproximação entre universidade e escola básica bem como a relação entre professoras/es mais experientes e futuras/os professoras/es pode ser considerada positiva e valorosa para ambas instituições de ensino e sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB3887_17032025101736.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MOIRA" "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131830 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3887 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E SABERES PARTILHADOS EM PROCESSOS FORMATIVOS" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa acerca das memórias sobre contextos educacionais de uma professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental que nos traz parte de sua trajetória docente a qual atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP).Teoricamente pautada em Freire (1996), Martins Filho e Souza (2015) e Tardif (2011), Nóvoa (2009) e Silva (2021), trata-se de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente pautada em Bogdan e Biklen (1994) e Moraes e Galiazzi (2014) para o processo de análise textual discursiva. A pesquisa teve a narrativa como principal fonte de dados que culminou em quatro categorias emergentes e suas respectivas sínteses: Acolhida da Preceptora -Trata-se da compreensão da professora preceptora ao receber estudantes de licenciatura em sua turma para períodos de formação inicial; Criando e estabelecendo vínculos e integração entre residentes e crianças - Estratégias utilizadas pela preceptora para dialogar com suas/seus alunas/os acerca das/os residentes que estarão em sala, bem como as estratégias utilizadas para aproximação entre esses sujeitos; Troca de experiências - A relação de troca entre uma professora experiente e as/os estudantes de licenciatura; Contribuição das/os residentes - Compreensão da preceptora acerca da atuação das/os residentes quem são elas/eles são as/os para as crianças. A análise realizada possibilitou encontrar indicativos acerca da aproximação entre universidade e escola básica bem como a relação entre professoras/es mais experientes e futuras/os professoras/es pode ser considerada positiva e valorosa para ambas instituições de ensino e sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6444_TB3887_17032025101736.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOIRA RIROCA DA SILVA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MOIRA" "autor_email" => "moira.faed@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }