HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131885 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3973 "inscrito_id" => 8585 "titulo" => "HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A horta escolar pode ser utilizada como um espaço de prática e aprendizagem, permitindo aos alunos o contato direto com a natureza, além de proporcionar conhecimentos sobre ciências e desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver e construir uma horta durante uma disciplina eletiva, promovendo a agricultura sustentável e conscientizando os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na qual pesquisadores e participantes interagem para solucionar um problema. A horta foi construída pelos alunos e professores da eletiva “Você é o que você come”. O processo iniciou-se com a escolha e limpeza do local. Em seguida, os alunos utilizaram pneus e garrafas PET para a construção dos canteiros. Além disso, os restos de alimentos da cantina da escola foram utilizados para a compostagem, gerando adubo orgânico para o plantio das hortaliças. Entre os alimentos cultivados, destacam-se cebola, coentro, alface, abobrinha, pepino e pimentão. Durante a construção da horta, observou-se uma maior interação entre os alunos, além do incentivo ao cultivo de alimentos em pequenos espaços de suas casas, utilizando adubos orgânicos livres de agrotóxicos. As hortaliças colhidas estão sendo aproveitadas na alimentação dos alunos, uma vez que a escola funciona em tempo integral. Dessa forma, em vez de comprar verduras e hortaliças, a instituição passou a produzir e consumir seus próprios “alimentos”. A horta escolar configura-se, portanto, como um espaço de aprendizagem e de promoção de uma alimentação saudável, além de incentivar os participantes a reciclar materiais e reduzir o desperdício de restos de alimentos com a compostagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8585_TB3973_20032025080249.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO KÁSSIO TEIXEIRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "Kássio" "autor_email" => "kassioteixeira26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131885 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3973 "inscrito_id" => 8585 "titulo" => "HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A horta escolar pode ser utilizada como um espaço de prática e aprendizagem, permitindo aos alunos o contato direto com a natureza, além de proporcionar conhecimentos sobre ciências e desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver e construir uma horta durante uma disciplina eletiva, promovendo a agricultura sustentável e conscientizando os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na qual pesquisadores e participantes interagem para solucionar um problema. A horta foi construída pelos alunos e professores da eletiva “Você é o que você come”. O processo iniciou-se com a escolha e limpeza do local. Em seguida, os alunos utilizaram pneus e garrafas PET para a construção dos canteiros. Além disso, os restos de alimentos da cantina da escola foram utilizados para a compostagem, gerando adubo orgânico para o plantio das hortaliças. Entre os alimentos cultivados, destacam-se cebola, coentro, alface, abobrinha, pepino e pimentão. Durante a construção da horta, observou-se uma maior interação entre os alunos, além do incentivo ao cultivo de alimentos em pequenos espaços de suas casas, utilizando adubos orgânicos livres de agrotóxicos. As hortaliças colhidas estão sendo aproveitadas na alimentação dos alunos, uma vez que a escola funciona em tempo integral. Dessa forma, em vez de comprar verduras e hortaliças, a instituição passou a produzir e consumir seus próprios “alimentos”. A horta escolar configura-se, portanto, como um espaço de aprendizagem e de promoção de uma alimentação saudável, além de incentivar os participantes a reciclar materiais e reduzir o desperdício de restos de alimentos com a compostagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8585_TB3973_20032025080249.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO KÁSSIO TEIXEIRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "Kássio" "autor_email" => "kassioteixeira26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }