Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLAS À MARGEM: O ACESSO LIMITADO À TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE BREVES-PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131930
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4037
    "inscrito_id" => 11063
    "titulo" => "ESCOLAS À MARGEM: O ACESSO LIMITADO À TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE BREVES-PA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de ensino no sistema municipal de educação da zona rural do município de Breves-PA. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Através de lentes específicas como SAMR (Puentedura, 2006) e TPACK (2006), foi possível observar a forma como essas tecnologias são empregadas. Conclui-se que quando há a possibilidade mínima de uso, esse emprego não passa do nível de substituição de uma tecnologia analógica por uma digital, não implicando nenhum ganho significativo na construção de conhecimento dos alunos. Diversos fatores, como geossociais, socioeconômicos e culturais, bem como o baixo nível de domínio do uso das tecnologias pelos estudantes, apontam para essa conclusão; em relação aos professores, a falta de formação para uso de tecnologias em sala de aula e a falta de interesse para levarem metodologias que difira das tradicionais vêm corroborar; há também barreiras clássicas da zona rural ribeirinha marajoara, como a falta de estruturas básicas nas escolas, Internet, equipamentos eletrônicos e disponibilidade de espaços adequados e/ou adaptáveis para o emprego desses recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11063_TB4037_08042025214753.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIO SÉRGIO SARAIVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sérgio Saraiva"
    "autor_email" => "msergionira@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131930
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4037
    "inscrito_id" => 11063
    "titulo" => "ESCOLAS À MARGEM: O ACESSO LIMITADO À TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE BREVES-PA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de ensino no sistema municipal de educação da zona rural do município de Breves-PA. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Através de lentes específicas como SAMR (Puentedura, 2006) e TPACK (2006), foi possível observar a forma como essas tecnologias são empregadas. Conclui-se que quando há a possibilidade mínima de uso, esse emprego não passa do nível de substituição de uma tecnologia analógica por uma digital, não implicando nenhum ganho significativo na construção de conhecimento dos alunos. Diversos fatores, como geossociais, socioeconômicos e culturais, bem como o baixo nível de domínio do uso das tecnologias pelos estudantes, apontam para essa conclusão; em relação aos professores, a falta de formação para uso de tecnologias em sala de aula e a falta de interesse para levarem metodologias que difira das tradicionais vêm corroborar; há também barreiras clássicas da zona rural ribeirinha marajoara, como a falta de estruturas básicas nas escolas, Internet, equipamentos eletrônicos e disponibilidade de espaços adequados e/ou adaptáveis para o emprego desses recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11063_TB4037_08042025214753.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIO SÉRGIO SARAIVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sérgio Saraiva"
    "autor_email" => "msergionira@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de ensino no sistema municipal de educação da zona rural do município de Breves-PA. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Através de lentes específicas como SAMR (Puentedura, 2006) e TPACK (2006), foi possível observar a forma como essas tecnologias são empregadas. Conclui-se que quando há a possibilidade mínima de uso, esse emprego não passa do nível de substituição de uma tecnologia analógica por uma digital, não implicando nenhum ganho significativo na construção de conhecimento dos alunos. Diversos fatores, como geossociais, socioeconômicos e culturais, bem como o baixo nível de domínio do uso das tecnologias pelos estudantes, apontam para essa conclusão; em relação aos professores, a falta de formação para uso de tecnologias em sala de aula e a falta de interesse para levarem metodologias que difira das tradicionais vêm corroborar; há também barreiras clássicas da zona rural ribeirinha marajoara, como a falta de estruturas básicas nas escolas, Internet, equipamentos eletrônicos e disponibilidade de espaços adequados e/ou adaptáveis para o emprego desses recursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.