Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA CRÔNICA “19 DE MAIO”, DE MACHADO DE ASSIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura é uma prática discursiva sócio-histórico-cultural e, como tal, ajuda na formação de sujeitos aptos a lidar com as interações das quais participam na sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar os efeitos da leitura de textos que comumente suscitam discussões sobre temas de raça, que muitas vezes são restritos às aulas de ciências humanas, mas que aqui foram discutidos em aulas de Língua Portuguesa. Essas aulas ocorreram na Casa de Cultura Portuguesa (CCP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no decorrer de 2023. Para a apreensão dos dados, usamos a metodologia qualitativa por meio de uma entrevista semiestruturada com uma aluna da CCP, na qual ela respondeu às questões sobre as aulas de interpretação textual em que analisou-se a crônica “19 de maio” de Machado de Assis. Foram feitas oito questões com base nas categorias da teoria dialógica e na experiência da aluna. Neste trabalho, haverá um recorte, serão analisadas apenas quatro dessas questões para analisar a interpretação e o pensamento crítico da aluna. Como embasamento teórico, utiliza-se a perspectiva dialógica de Bakhtin. Como resultados, observa-se que a leitura dessa crônica possibilitou à aluna entrevistada reflexões acerca das práticas racistas que foram percebidas pela leitura e da importância de combatê-las. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para os estudos da Educação e as Relações Étnico-Raciais, e como é necessário o ensino de leitura com uso de temas fomentadores de letramento crítico.

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