Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA VISITA TÉCNICA ZERO EM ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES NO ESTADO DO CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SUPERITENDÊNCIA ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência com reflexões sobre a VT 0 (Visita Técnica Zero) realizada em escolas públicas regulares no estado do Ceará no ano de 2025. A VT 0 tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e administrativas que contribuíram para o desempenho no IDE-Médio. O IDE-Médio é um indicador de qualidade educacional do Ensino Médio, criado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) em 2016 e calculado com base nos resultados do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) e do fluxo escolar (aprovação, reprovação, abandono e evasão). Durante a VT 0 foram observadas diversas estratégias implementadas pelas escolas, como a formação contínua dos professores, o envolvimento da comunidade escolar e a utilização de metodologias ativas de ensino. Os resultados do IDE-Médio refletem não apenas o desempenho acadêmico dos alunos, mas também a importância de um trabalho integrado e comprometido com a educação de qualidade, daí a necessidade de discuti-lo junto às escolas. As experiências das escolas públicas servem como um modelo para outras instituições, demonstrando que, com dedicação e inovação, é possível superar desafios e alcançar metas significativas. As reflexões geradas pela VT 0 ressaltam a importância de compartilhar boas práticas e experiências exitosas, promovendo um ciclo de aprendizado contínuo entre as escolas. Por meio desta pesquisa, refletimos sobre a importância da colaboração e do comprometimento na busca por uma educação de excelência. A metodologia da pesquisa se baseou em autores como YIN (2001) para o estudo de caso, LIKERT (1932) para a escala de avaliação, GARDNER (2007) para as diferentes formas de inteligência, e CEARÁ (s/d) para a compreensão do papel da superintendência escolar.

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