Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEATRO NA ESCOLA: A POTÊNCIA DA ARTE NO COTIDIANO EDUCATIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este projeto interdisciplinar foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Benfica – RJ, que integrou componentes curriculares de Literatura e Artes, com o objetivo de promover o Teatro e a Música como linguagem educativa no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e promovendo reflexões a respeito dos conceitos de expressão oral e corporal. A arte no contexto escolar estimula o senso de pertencimento, desenvolve identidades individuais e universaliza o educando como ser social que se apropria desta como forma de aprimorar conceitos de coletividade e cidadania e aproxima a escola da cultura e das manifestações artísticas locais. A iniciativa resultou na elaboração de uma peça teatral, a dramatização do quarto ato de *O Auto da Compadecida*, de Ariano Suassuna, possibilitando reflexões sociais, culturais e pedagógicas. A motivação para criação do projeto partiu do engajamento dos alunos em uma atividade proposta durante as aulas do itinerário de linguagem ofertado pela escola, onde foi sugerido a dramatização de pequenos contos. O diferencial da adaptação da obra foi a possibilidade de imaginar novos cenários e trazer para o palco representatividade, questionando papéis convencionais no imaginário social, como o fato de Jesus geralmente ser representado por atores homens. Além disso, quando envolvemos músicas contemporâneas, não somente aproximamos a narrativa da realidade dos estudantes, como também acrescentamos comicidade a peça. Ao longo do processo observou-se ganhos afetivos e comportamentais por parte dos discentes, que passaram a se afirmar como sujeitos e como parte de um coletivo, contribuindo para uma melhor integração escolar. Os resultados indicam que o projeto reafirmou o papel da arte na formação humana. Ao incorporar o teatro ao cotidiano educativo, a escola se tornou mais sensível, criativa e acolhedora. Experiências como essa devem ser valorizadas e ampliadas, pois contribuem para uma educação mais humana e significativa.

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