JORNAL DIGITAL: DESAFIO DA ESCRITA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO DE APRENDENTES COM DEFICIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131998 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4135 "inscrito_id" => 10538 "titulo" => "JORNAL DIGITAL: DESAFIO DA ESCRITA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO DE APRENDENTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Ao refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem destinado a Pessoas com Deficiências PCD, consideramos que o mesmo deva ser delineado por metodologias ativas de aprendizagem, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Dessa forma, este projeto tem por objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem desses aprendentes e temos por finalidade refletir e criar possibilidades de protagonismo por meio da construção de um jornal digital no Espaço Acolher no município de Russas-CE. A fim de alcançar os objetivos propostos utilizamos em nosso referencial teórico das contribuições de Baptista (2011),Vieira (2012). As Tecnologias da Informação e da Comunicação contribuem de forma dinâmica com o processo de aprendizagem. No que se refere ao trato metodológico foi utilizado para a mediação da construção do jornal digital um Diário de Bordo que permitiu refletir sobre a perspectiva do autor, além de propiciar reflexões sobre a tomada de consciência e todo processo de evolução. Dessa forma, tal recurso nos proporcionou observar e analisar de que modo os alunos PCD interagem com os colegas e sua participação nos atendimentos, no processo de ensino-aprendizagem e na produção do jornal. Foi utilizada uma pesquisa participativa, que implicou na participação, tanto do pesquisador no contexto, grupo ou cultura que estudou, quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa. Dessa forma, nossas fontes foram os processos de ensino-aprendizagem dos alunos PCD que foram analisados de modo comparativo antes e após a elaboração do jornal digital e obteve êxito tanto no protagonismo quanto no quantitativo de leitores do Espaço Acolher." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10538_TB4135_25032025211055.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcinhafirmino@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131998 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4135 "inscrito_id" => 10538 "titulo" => "JORNAL DIGITAL: DESAFIO DA ESCRITA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO DE APRENDENTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Ao refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem destinado a Pessoas com Deficiências PCD, consideramos que o mesmo deva ser delineado por metodologias ativas de aprendizagem, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Dessa forma, este projeto tem por objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem desses aprendentes e temos por finalidade refletir e criar possibilidades de protagonismo por meio da construção de um jornal digital no Espaço Acolher no município de Russas-CE. A fim de alcançar os objetivos propostos utilizamos em nosso referencial teórico das contribuições de Baptista (2011),Vieira (2012). As Tecnologias da Informação e da Comunicação contribuem de forma dinâmica com o processo de aprendizagem. No que se refere ao trato metodológico foi utilizado para a mediação da construção do jornal digital um Diário de Bordo que permitiu refletir sobre a perspectiva do autor, além de propiciar reflexões sobre a tomada de consciência e todo processo de evolução. Dessa forma, tal recurso nos proporcionou observar e analisar de que modo os alunos PCD interagem com os colegas e sua participação nos atendimentos, no processo de ensino-aprendizagem e na produção do jornal. Foi utilizada uma pesquisa participativa, que implicou na participação, tanto do pesquisador no contexto, grupo ou cultura que estudou, quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa. Dessa forma, nossas fontes foram os processos de ensino-aprendizagem dos alunos PCD que foram analisados de modo comparativo antes e após a elaboração do jornal digital e obteve êxito tanto no protagonismo quanto no quantitativo de leitores do Espaço Acolher." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10538_TB4135_25032025211055.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcinhafirmino@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }