TAMBOR DE CRIOULA E CURRÍCULO VIVO: ENTRE A TRADIÇÃO ORAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA COMUNIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4194 "inscrito_id" => 11979 "titulo" => "TAMBOR DE CRIOULA E CURRÍCULO VIVO: ENTRE A TRADIÇÃO ORAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA COMUNIDADE" "resumo" => "Este trabalho analisa o Tambor de Crioula como ferramenta pedagógica e de afirmação identitária no Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, em Itapecuru Mirim/MA. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, fundamentada na escuta de mestres, coreiras e lideranças por meio de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico dialoga com autores como Silva (2019), Ferretti (2014), Moura (2007) e Kilomba (2019), que refletem sobre cultura, resistência e educação quilombola. Os dados revelam que o Tambor de Crioula, além de expressão cultural afro-brasileira, é uma prática educativa ancestral, passada de geração em geração em espaços não formais, como rodas, festas e mutirões. Trata-se de um processo de transmissão de saberes que reforça a identidade coletiva, fortalece os vínculos comunitários e serve como meio de resistência frente ao racismo e à invisibilização histórica das culturas negras. A prática do tambor contribui para a valorização dos territórios tradicionais e pode ser incorporada nas escolas como conteúdo que articula cultura, território e pedagogia, promovendo educação contextualizada e antirracista. O estudo conclui que reconhecer o tambor como ferramenta pedagógica é essencial para políticas públicas que respeitem as especificidades quilombolas e promovam práticas educativas libertadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11979_TB4194_27032025123520.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILSON DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILSON" "autor_email" => "jamilson.santos@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4194 "inscrito_id" => 11979 "titulo" => "TAMBOR DE CRIOULA E CURRÍCULO VIVO: ENTRE A TRADIÇÃO ORAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA COMUNIDADE" "resumo" => "Este trabalho analisa o Tambor de Crioula como ferramenta pedagógica e de afirmação identitária no Quilombo Oiteiro dos Nogueiras, em Itapecuru Mirim/MA. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com características de estudo de caso, fundamentada na escuta de mestres, coreiras e lideranças por meio de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico dialoga com autores como Silva (2019), Ferretti (2014), Moura (2007) e Kilomba (2019), que refletem sobre cultura, resistência e educação quilombola. Os dados revelam que o Tambor de Crioula, além de expressão cultural afro-brasileira, é uma prática educativa ancestral, passada de geração em geração em espaços não formais, como rodas, festas e mutirões. Trata-se de um processo de transmissão de saberes que reforça a identidade coletiva, fortalece os vínculos comunitários e serve como meio de resistência frente ao racismo e à invisibilização histórica das culturas negras. A prática do tambor contribui para a valorização dos territórios tradicionais e pode ser incorporada nas escolas como conteúdo que articula cultura, território e pedagogia, promovendo educação contextualizada e antirracista. O estudo conclui que reconhecer o tambor como ferramenta pedagógica é essencial para políticas públicas que respeitem as especificidades quilombolas e promovam práticas educativas libertadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11979_TB4194_27032025123520.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILSON DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILSON" "autor_email" => "jamilson.santos@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }