PROFESSOR EM SALA DE AULA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA APAE: UM ESTUDO DE CASO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132057 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4214 "inscrito_id" => 12041 "titulo" => "PROFESSOR EM SALA DE AULA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA APAE: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento, surgem de interações contínuas entre o sujeito e o ambiente. Em sala de aula este processo não é diferente. Para mensurar o conhecimento obtido pelo aluno em sala de aula, o professor utiliza de ferramentas para avaliar este conhecimento. A Gestão do Conhecimento (GC) no contexto Escolar tem como objetivo fornecer ferramentas e estratégias para facilitar tanto o processo de aquisição do conhecimento ao professor, quanto a avaliação obtida pelo mesmo em relação aos seus alunos. Por muitas vezes os professores avaliam sem saber ao certo o porquê da avaliação, muito menos se o que a avaliação tradicional está realmente medindo a aquisição do conhecimento obtido pelo aluno. Para melhorar a aquisição do conhecimento e a eficácia do aprendizado em sala de aula, a GC tem recursos que podem auxiliar, em uma somatória com as metodologias ativas. A pesquisa apresenta uma natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e objetivos descritivos-exploratórios. Esta pesquisa tem modelo exploratório descritivo porque foi desenvolvida para remodelar e explicar os assuntos abordados na Gestão do Conhecimento no contexto escolar: avaliação do conhecimento e aquisição do conhecimento. Mais especificamente buscou-se abordar na proposta de pesquisa exploratório-descritivo a relação entre como os professores avaliam a aquisição do conhecimento dos seus alunos e por meio desta, qual é e como é feita sua avaliação. Para assim se obter conhecimentos quanto aos métodos e instrumentos utilizados para tal proposta de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12041_TB4214_27032025204707.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYMARA STEFHANY MEDINA" "autor_nome_curto" => "TAYMARA" "autor_email" => "taymarasmedina@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ (FATECIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132057 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4214 "inscrito_id" => 12041 "titulo" => "PROFESSOR EM SALA DE AULA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA APAE: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento, surgem de interações contínuas entre o sujeito e o ambiente. Em sala de aula este processo não é diferente. Para mensurar o conhecimento obtido pelo aluno em sala de aula, o professor utiliza de ferramentas para avaliar este conhecimento. A Gestão do Conhecimento (GC) no contexto Escolar tem como objetivo fornecer ferramentas e estratégias para facilitar tanto o processo de aquisição do conhecimento ao professor, quanto a avaliação obtida pelo mesmo em relação aos seus alunos. Por muitas vezes os professores avaliam sem saber ao certo o porquê da avaliação, muito menos se o que a avaliação tradicional está realmente medindo a aquisição do conhecimento obtido pelo aluno. Para melhorar a aquisição do conhecimento e a eficácia do aprendizado em sala de aula, a GC tem recursos que podem auxiliar, em uma somatória com as metodologias ativas. A pesquisa apresenta uma natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e objetivos descritivos-exploratórios. Esta pesquisa tem modelo exploratório descritivo porque foi desenvolvida para remodelar e explicar os assuntos abordados na Gestão do Conhecimento no contexto escolar: avaliação do conhecimento e aquisição do conhecimento. Mais especificamente buscou-se abordar na proposta de pesquisa exploratório-descritivo a relação entre como os professores avaliam a aquisição do conhecimento dos seus alunos e por meio desta, qual é e como é feita sua avaliação. Para assim se obter conhecimentos quanto aos métodos e instrumentos utilizados para tal proposta de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12041_TB4214_27032025204707.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYMARA STEFHANY MEDINA" "autor_nome_curto" => "TAYMARA" "autor_email" => "taymarasmedina@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DO NORTE DO PARANÁ (FATECIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }