Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A TRANSGENIA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os organismos transgênicos possuem modificações em seu material genético com o propósito de conferir novas características ou alterar propriedades já existentes, por meio da inserção ou remoção de genes. Esses organismos têm se tornado cada vez mais relevantes em diversas áreas da biotecnologia, como agricultura, medicina e meio ambiente. Apesar dos avanços científicos, a transgenia ainda gera debates e pode representar um desafio para o ensino. Diante disso, esta pesquisa propõe a criação de um recurso didático voltado para o ensino básico e superior, facilitando a compreensão dos impactos da transgenia na sociedade contemporânea. Para isso, utilizamos a metodologia do júri simulado, estruturado como uma peça teatral, permitindo um debate dinâmico e interativo sobre o tema. O estudo adota uma abordagem qualitativa, baseando-se em diversas fontes, como artigos científicos, livros, entrevistas e materiais de instituições governamentais e não governamentais, incluindo Greenpeace, EMBRAPA, Fundação Oswaldo Cruz e National Library of Medicine (NIH). Essas referências foram essenciais para a definição dos personagens, elaboração dos diálogos e construção dos argumentos. O júri simulado é composto por 13 personagens, entre eles testemunhas, advogados, juiz, jurados e a própria transgenia como ré. A encenação foi estruturada para promover um ambiente de tensão argumentativa, marcado pelas intervenções dos advogados, e de embasamento científico, garantido pela atuação das testemunhas. A proposta didática é organizada em três etapas, sendo a última dedicada à realização da peça. O uso do júri simulado favorece o pensamento crítico, pois os participantes precisam analisar evidências, construir argumentos e desenvolver contra-argumentações.

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