PROJETO ECOPILHA – CONECTANDO SABERES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132106 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4281 "inscrito_id" => 11128 "titulo" => "PROJETO ECOPILHA – CONECTANDO SABERES" "resumo" => "O projeto educacional “EcoPilha – Conectando Saberes” foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Araruama/RJ, com turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, tendo o objetivo de promover a educação ambiental e o conhecimento sobre eletroquímica aplicado ao descarte correto de pilhas. No âmbito da eletroquímica, o projeto explorou os processos químicos envolvidos no funcionamento e descarte das pilhas, destacando os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado desses resíduos. A discussão dos resultados foi embasada pela Base Nacional. Comum Curricular (BNCC), no que se refere a temas contemporâneos transversais; pelos estudos na área de eletroquímica com descarte de pilhas, de Kellie Provazi, Denise Espinosa e Jorge Alberto Tenório; e, ainda, pela Pedagogia de Projetos, de Fernando Hernández, abordando a intercisciplinaridade como fio condutor da proposta. Com uma abordagem lúdica, o projeto iniciou com a criação de uma mascote – o EcoPilha, personagem que representou os valores da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, com o intuito de atrair os alunos para abraçar a proposta. Desenvolveram-se aulas dinâmicas, nas quais foram ministrados os conteúdos de eletroquímica, enfatizando os materiais presentes na composição das pilhas, e como esses componentes podem ser reciclados, diminuindo a poluição e promovendo a proteção do meio ambiente. Combinaram-se conceitos de química, física e biologia, enriquecendo todo o aprendizado. Um dos pontos principais do projeto foi a construção de um recipiente coletor, desenvolvido pelos próprios alunos, destinado a armazenar pilhas descartadas de forma segura e organizada. Esse coletor, posteriormente recolhido por uma empresa especializada em reciclagem, tinha como objetivo assegurar que os resíduos fossem processados de maneira ambientalmente correta. Ao integrar teoria, prática e inovação, “EcoPilha – Conectando Saberes” fortaleceu a consciência ambiental e estimulou o protagonismo dos alunos na busca por um futuro sustentável, unindo educação, tecnologia e responsabilidade social em prol da preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11128_TB4281_29032025153549.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELIO ASSIS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "HELIO" "autor_email" => "helioassisjr1966@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132106 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4281 "inscrito_id" => 11128 "titulo" => "PROJETO ECOPILHA – CONECTANDO SABERES" "resumo" => "O projeto educacional “EcoPilha – Conectando Saberes” foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Araruama/RJ, com turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, tendo o objetivo de promover a educação ambiental e o conhecimento sobre eletroquímica aplicado ao descarte correto de pilhas. No âmbito da eletroquímica, o projeto explorou os processos químicos envolvidos no funcionamento e descarte das pilhas, destacando os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado desses resíduos. A discussão dos resultados foi embasada pela Base Nacional. Comum Curricular (BNCC), no que se refere a temas contemporâneos transversais; pelos estudos na área de eletroquímica com descarte de pilhas, de Kellie Provazi, Denise Espinosa e Jorge Alberto Tenório; e, ainda, pela Pedagogia de Projetos, de Fernando Hernández, abordando a intercisciplinaridade como fio condutor da proposta. Com uma abordagem lúdica, o projeto iniciou com a criação de uma mascote – o EcoPilha, personagem que representou os valores da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, com o intuito de atrair os alunos para abraçar a proposta. Desenvolveram-se aulas dinâmicas, nas quais foram ministrados os conteúdos de eletroquímica, enfatizando os materiais presentes na composição das pilhas, e como esses componentes podem ser reciclados, diminuindo a poluição e promovendo a proteção do meio ambiente. Combinaram-se conceitos de química, física e biologia, enriquecendo todo o aprendizado. Um dos pontos principais do projeto foi a construção de um recipiente coletor, desenvolvido pelos próprios alunos, destinado a armazenar pilhas descartadas de forma segura e organizada. Esse coletor, posteriormente recolhido por uma empresa especializada em reciclagem, tinha como objetivo assegurar que os resíduos fossem processados de maneira ambientalmente correta. Ao integrar teoria, prática e inovação, “EcoPilha – Conectando Saberes” fortaleceu a consciência ambiental e estimulou o protagonismo dos alunos na busca por um futuro sustentável, unindo educação, tecnologia e responsabilidade social em prol da preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11128_TB4281_29032025153549.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELIO ASSIS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "HELIO" "autor_email" => "helioassisjr1966@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }