O JULGAMENTO DE ACEITABILIDADE COMO ATIVIDADE METACOGNITIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Objetivos: Os objetivos consistem em: desenvolver um teste de julgamento de aceitabilidade; aplicá-lo ao ensino de língua portuguesa; e discutir os resultados dessa intervenção. Participantes: A intervenção será aplicada a estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) Campus Maceió. Espera-se que a intervenção desenvolva a percepção dos estudantes acerca de seu conhecimento gramatical intuitivo, repercutindo na melhoria do desempenho em leitura e escrita e, consequentemente, contribuindo para a formação social. Referencial teórico: O referencial teórico da pesquisa advém das formulações da Gramática Gerativa acerca da Propriedade Básica da Linguagem (Berwick e Chomsky 2016), isto é, acerca da realidade do processamento estrutural hierárquico da linguagem humana, bem como de pesquisas recentes da Psicolinguística (Abreu el al 2024, Maia 2018, Maia, 2019), que têm fornecido evidência científica quanto à Propriedade Básica. Métodos: Os procedimentos metodológicos são constituídos da revisão sistemática da literatura especializada – pesquisa bibliográfica – e construção da intervenção e aplicação como recurso educacional – pesquisa-ação. Resultados: Os resultados obtidos até o momento englobam os achados da revisão sistemática da literatura, que mostram relações entre atividades metacognitivas, consciência sintática e proficiência em leitura e escrita. As próximas etapas envolvem a construção e a aplicação da intervenção." 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