MORFOLOGIA VEGETAL E O ENSINO TRADICIONAL: O QUEBRA-CABEÇA COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132128 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4307 "inscrito_id" => 5848 "titulo" => "MORFOLOGIA VEGETAL E O ENSINO TRADICIONAL: O QUEBRA-CABEÇA COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ensino tradicional ainda é recorrente na educação básica sendo, na maioria das vezes, marcado por aulas expositivas restritas ao saber descritivo. Visto isso, os jogos didáticos se tratam de alternativas para o processo de ensino-aprendizagem, se diferenciando de outros materiais pedagógicos, em virtude de facilitarem a compreensão de um dado conteúdo. Nesse raciocínio, o quebra-cabeça é um jogo lúdico que contribui para o ensino-aprendizagem, sobretudo de morfologia vegetal, porquanto estabelece uma relação teórico-prática, além de estimular o trabalho em equipe e motivar os estudantes a “aprenderem-fazendo”, tornando, a aprendizagem, significativa. Dado o exposto, este trabalho tem por objetivo aplicar um quebra-cabeça sobre morfologia vegetal para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema em questão. Primeiramente, aplicou-se um questionário para a análise dos conhecimentos prévios dos estudantes. Logo após, foi realizada uma exposição oral sobre o tema, com a mostra de algumas figuras de plantas amazônicas, finalizando com a aplicação do quebra-cabeça. Os resultados revelaram que alguns discentes não conheciam as funções respectivas das partes da planta, e as aulas possibilitaram o conhecimento dessas questões. Assim, através da participação ativa e dos resultados obtidos pelos estudantes, se pôde concluir que o dado recurso didático, pode ser considerado um material de excelente potencial didático-pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5848_TB4307_30032025123940.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA ASSIS" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "2022003595@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132128 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4307 "inscrito_id" => 5848 "titulo" => "MORFOLOGIA VEGETAL E O ENSINO TRADICIONAL: O QUEBRA-CABEÇA COMO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ensino tradicional ainda é recorrente na educação básica sendo, na maioria das vezes, marcado por aulas expositivas restritas ao saber descritivo. Visto isso, os jogos didáticos se tratam de alternativas para o processo de ensino-aprendizagem, se diferenciando de outros materiais pedagógicos, em virtude de facilitarem a compreensão de um dado conteúdo. Nesse raciocínio, o quebra-cabeça é um jogo lúdico que contribui para o ensino-aprendizagem, sobretudo de morfologia vegetal, porquanto estabelece uma relação teórico-prática, além de estimular o trabalho em equipe e motivar os estudantes a “aprenderem-fazendo”, tornando, a aprendizagem, significativa. Dado o exposto, este trabalho tem por objetivo aplicar um quebra-cabeça sobre morfologia vegetal para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema em questão. Primeiramente, aplicou-se um questionário para a análise dos conhecimentos prévios dos estudantes. Logo após, foi realizada uma exposição oral sobre o tema, com a mostra de algumas figuras de plantas amazônicas, finalizando com a aplicação do quebra-cabeça. Os resultados revelaram que alguns discentes não conheciam as funções respectivas das partes da planta, e as aulas possibilitaram o conhecimento dessas questões. Assim, através da participação ativa e dos resultados obtidos pelos estudantes, se pôde concluir que o dado recurso didático, pode ser considerado um material de excelente potencial didático-pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5848_TB4307_30032025123940.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA DE SOUZA ASSIS" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "2022003595@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }