A ATIVIDADE “MULHERES PRETAS NA CIÊNCIA” NO ENSINO MÉDIO: DESENVOLVIMENTO DE SENSO CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132380 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4658 "inscrito_id" => 13158 "titulo" => "A ATIVIDADE “MULHERES PRETAS NA CIÊNCIA” NO ENSINO MÉDIO: DESENVOLVIMENTO DE SENSO CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA" "resumo" => "Com relação ao debate sobre equidade de gênero na Ciência, foi sancionada no Brasil a Lei nº 14.986, de 25 setembro de 2024, que acrescenta o Art. 26-B à Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o qual instituiu a obrigatoriedade da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História e a inclusão da perspectiva feminina na abordagem dos conteúdos curriculares. Além das questões relacionadas a gênero, os dados obtidos no Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibilizado pelo CNPq, apresentam uma disparidade historicamente significativa entre a participação de cientistas brancas e a de negras. Os dados referentes ao ano de 2025, até março, revelam que 60,27 % das cientistas se autodeclara branca em contraste com os 7,62 % e 23,96% que se autodeclaram respectivamente pretas e pardas. Compreende-se a relevância da discussão sobre a discriminação de gênero e raça no ensino escolar, mas, concordando com Marsiglia (2012), sem perder de vista a relação com os interesses do capital em naturalizar a exploração através da fragmentação dos indivíduos do gênero humano. Assim, ancorada no método pedagógico histórico-crítico, foi desenvolvida a atividade “Mulheres Pretas na Ciência” com os alunos do 3° Ano de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Guarapari. Essa atividade consistiu em uma série de seminários, com duração média de 20 a 25 minutos, sobre biografias, desafios e principais contribuições de cientistas pretas. As respostas aos questionários aplicados e as discussões durante as apresentações evidenciaram que essa atividade contribuiu não só para o aprofundamento do conhecimento de diversos conteúdos e descobertas científicas, como também para o desenvolvimento de senso crítico sobre a temática racial e as relações de gênero considerando o modo de produção capitalista da sociedade vigente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13158_TB4658_03042025195427.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE RODRIGUES E ROCHA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.rocha@ifes.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132380 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4658 "inscrito_id" => 13158 "titulo" => "A ATIVIDADE “MULHERES PRETAS NA CIÊNCIA” NO ENSINO MÉDIO: DESENVOLVIMENTO DE SENSO CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA" "resumo" => "Com relação ao debate sobre equidade de gênero na Ciência, foi sancionada no Brasil a Lei nº 14.986, de 25 setembro de 2024, que acrescenta o Art. 26-B à Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o qual instituiu a obrigatoriedade da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História e a inclusão da perspectiva feminina na abordagem dos conteúdos curriculares. Além das questões relacionadas a gênero, os dados obtidos no Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibilizado pelo CNPq, apresentam uma disparidade historicamente significativa entre a participação de cientistas brancas e a de negras. Os dados referentes ao ano de 2025, até março, revelam que 60,27 % das cientistas se autodeclara branca em contraste com os 7,62 % e 23,96% que se autodeclaram respectivamente pretas e pardas. Compreende-se a relevância da discussão sobre a discriminação de gênero e raça no ensino escolar, mas, concordando com Marsiglia (2012), sem perder de vista a relação com os interesses do capital em naturalizar a exploração através da fragmentação dos indivíduos do gênero humano. Assim, ancorada no método pedagógico histórico-crítico, foi desenvolvida a atividade “Mulheres Pretas na Ciência” com os alunos do 3° Ano de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus Guarapari. Essa atividade consistiu em uma série de seminários, com duração média de 20 a 25 minutos, sobre biografias, desafios e principais contribuições de cientistas pretas. As respostas aos questionários aplicados e as discussões durante as apresentações evidenciaram que essa atividade contribuiu não só para o aprofundamento do conhecimento de diversos conteúdos e descobertas científicas, como também para o desenvolvimento de senso crítico sobre a temática racial e as relações de gênero considerando o modo de produção capitalista da sociedade vigente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13158_TB4658_03042025195427.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE RODRIGUES E ROCHA" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.rocha@ifes.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }