Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO ENTRE JOVENS NA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132437
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4734
    "inscrito_id" => 11534
    "titulo" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO ENTRE JOVENS NA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a discussão sobre gênero e sexualidade tem ganhado força. Com o objetivo de aprofundar o debate, alunos da Licenciatura em Química do IFRJ - CDUC realizaram uma aula no CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia e uma roda de conversa no CRIAAD Duque de Caxias/DEGASE, abordando infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hormônios. A partir de fontes teóricas, dividiu-se a aula em: conceito de gênero e sexualidade, hormônios, conceito e preconceito com a comunidade LGBTQIAPN+ em relação às infecções sexualmente transmissíveis. No decorrer da aula, os alunos a todo momento foram impulsionados a relatar seus conhecimentos e vivências. Neste diálogo, apresentamos de forma descontraída os conceitos e curiosidades, com o intuito de aproximar os integrantes e criar um local de segurança. As atividades ministradas evidenciam um grande avanço na compreensão dos participantes acerca dos temas discutidos. Durante a aula no CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia e a roda de conversa com os jovens do CRIAAD, uma participação ativa e recorrente dos adolescentes foi notada, eles compartilharam suas dúvidas, vivências e entendimentos, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, foi notável uma preferência por assuntos voltados à educação sexual, um tema no qual eles não costumam debater. Também notou-se uma desconstrução de mitos relacionados às IST’s e ao uso de hormônios. Os relatos dos participantes indicaram que o espaço proporcionou um ambiente acolhedor e seguro para discussões abertas, promovendo a conscientização e o respeito à diversidade. As atividades tiveram grande impacto nos facilitadores, promovendo crescimento pessoal e profissional. Ao refletirem sobre suas próprias perspectivas, os alunos aprofundaram sua compreensão do tema. A dinâmica da aula, ao criar um ambiente respeitoso e de diálogo, favoreceu a troca de ideias e ampliou a visão dos facilitadores sobre as realidades dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11534_TB4734_04042025190607.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLE MARQUES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLE PAIVA"
    "autor_email" => "cellepaiva09@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132437
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4734
    "inscrito_id" => 11534
    "titulo" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO ENTRE JOVENS NA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a discussão sobre gênero e sexualidade tem ganhado força. Com o objetivo de aprofundar o debate, alunos da Licenciatura em Química do IFRJ - CDUC realizaram uma aula no CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia e uma roda de conversa no CRIAAD Duque de Caxias/DEGASE, abordando infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hormônios. A partir de fontes teóricas, dividiu-se a aula em: conceito de gênero e sexualidade, hormônios, conceito e preconceito com a comunidade LGBTQIAPN+ em relação às infecções sexualmente transmissíveis. No decorrer da aula, os alunos a todo momento foram impulsionados a relatar seus conhecimentos e vivências. Neste diálogo, apresentamos de forma descontraída os conceitos e curiosidades, com o intuito de aproximar os integrantes e criar um local de segurança. As atividades ministradas evidenciam um grande avanço na compreensão dos participantes acerca dos temas discutidos. Durante a aula no CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia e a roda de conversa com os jovens do CRIAAD, uma participação ativa e recorrente dos adolescentes foi notada, eles compartilharam suas dúvidas, vivências e entendimentos, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, foi notável uma preferência por assuntos voltados à educação sexual, um tema no qual eles não costumam debater. Também notou-se uma desconstrução de mitos relacionados às IST’s e ao uso de hormônios. Os relatos dos participantes indicaram que o espaço proporcionou um ambiente acolhedor e seguro para discussões abertas, promovendo a conscientização e o respeito à diversidade. As atividades tiveram grande impacto nos facilitadores, promovendo crescimento pessoal e profissional. Ao refletirem sobre suas próprias perspectivas, os alunos aprofundaram sua compreensão do tema. A dinâmica da aula, ao criar um ambiente respeitoso e de diálogo, favoreceu a troca de ideias e ampliou a visão dos facilitadores sobre as realidades dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11534_TB4734_04042025190607.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLE MARQUES PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLE PAIVA"
    "autor_email" => "cellepaiva09@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos últimos anos, a discussão sobre gênero e sexualidade tem ganhado força. Com o objetivo de aprofundar o debate, alunos da Licenciatura em Química do IFRJ - CDUC realizaram uma aula no CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia e uma roda de conversa no CRIAAD Duque de Caxias/DEGASE, abordando infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hormônios. A partir de fontes teóricas, dividiu-se a aula em: conceito de gênero e sexualidade, hormônios, conceito e preconceito com a comunidade LGBTQIAPN+ em relação às infecções sexualmente transmissíveis. No decorrer da aula, os alunos a todo momento foram impulsionados a relatar seus conhecimentos e vivências. Neste diálogo, apresentamos de forma descontraída os conceitos e curiosidades, com o intuito de aproximar os integrantes e criar um local de segurança. As atividades ministradas evidenciam um grande avanço na compreensão dos participantes acerca dos temas discutidos. Durante a aula no CIEP 218 Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia e a roda de conversa com os jovens do CRIAAD, uma participação ativa e recorrente dos adolescentes foi notada, eles compartilharam suas dúvidas, vivências e entendimentos, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, foi notável uma preferência por assuntos voltados à educação sexual, um tema no qual eles não costumam debater. Também notou-se uma desconstrução de mitos relacionados às IST’s e ao uso de hormônios. Os relatos dos participantes indicaram que o espaço proporcionou um ambiente acolhedor e seguro para discussões abertas, promovendo a conscientização e o respeito à diversidade. As atividades tiveram grande impacto nos facilitadores, promovendo crescimento pessoal e profissional. Ao refletirem sobre suas próprias perspectivas, os alunos aprofundaram sua compreensão do tema. A dinâmica da aula, ao criar um ambiente respeitoso e de diálogo, favoreceu a troca de ideias e ampliou a visão dos facilitadores sobre as realidades dos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.