FORMAÇÃO DOCENTE E PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DA LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132454 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4755 "inscrito_id" => 13353 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DA LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica de artigos científicos, dissertações e teses, a fim de subsidiar a discussão do tema: a formação docente e a prática educativa para a formação de um estudante crítico, objeto de uma pesquisa de mestrado em andamento. No levantamento da literatura, em um primeiro momento, foi realizada uma busca no Portal de Periódicos da Capes, com as palavras-chave: “formação docente” e “pensamento crítico”, que resultou em 78 artigos, dos quais cinco publicações foram selecionadas. Em seguida, foi realizada a busca, com as mesmas palavras-chave, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e dentre as 14 teses e dissertações apresentadas, três foram selecionadas. Os critérios de seleção dos textos incluíram aqueles publicados mais recentemente (entre 2017-2024) e que se aproximavam da temática em discussão. Os estudos selecionados incluíram pesquisadores como Tenreiro-Vieira (2004), Araújo, Ghedin e Araújo (2024), Moreira (2021) e Soares (2023). A partir da leitura dos trabalhos, compreendemos que o construto “pensamento crítico” pode ser visto como: o pensar racional reflexivo, com fundamentação argumentativa, ou de outro modo, envolve a capacidade de perseguir as questões dos sujeitos, através da busca e interrogação autodirigida do conhecimento e apresentação de provas para fundamentar os argumentos. Os estudos também apontam para o pensamento crítico como fundamental para o processo de aprendizagem do estudante, de modo que para estabelecer-se faz necessário uma prática docente focada na construção do pensar crítico, ou seja, na educação emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13353_TB4755_04042025224000.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAZEL BERGER PRIMITIVO NETA" "autor_nome_curto" => "HAZEL" "autor_email" => "hazelbergerpn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132454 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4755 "inscrito_id" => 13353 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DA LITERATURA" "resumo" => "Este trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica de artigos científicos, dissertações e teses, a fim de subsidiar a discussão do tema: a formação docente e a prática educativa para a formação de um estudante crítico, objeto de uma pesquisa de mestrado em andamento. No levantamento da literatura, em um primeiro momento, foi realizada uma busca no Portal de Periódicos da Capes, com as palavras-chave: “formação docente” e “pensamento crítico”, que resultou em 78 artigos, dos quais cinco publicações foram selecionadas. Em seguida, foi realizada a busca, com as mesmas palavras-chave, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e dentre as 14 teses e dissertações apresentadas, três foram selecionadas. Os critérios de seleção dos textos incluíram aqueles publicados mais recentemente (entre 2017-2024) e que se aproximavam da temática em discussão. Os estudos selecionados incluíram pesquisadores como Tenreiro-Vieira (2004), Araújo, Ghedin e Araújo (2024), Moreira (2021) e Soares (2023). A partir da leitura dos trabalhos, compreendemos que o construto “pensamento crítico” pode ser visto como: o pensar racional reflexivo, com fundamentação argumentativa, ou de outro modo, envolve a capacidade de perseguir as questões dos sujeitos, através da busca e interrogação autodirigida do conhecimento e apresentação de provas para fundamentar os argumentos. Os estudos também apontam para o pensamento crítico como fundamental para o processo de aprendizagem do estudante, de modo que para estabelecer-se faz necessário uma prática docente focada na construção do pensar crítico, ou seja, na educação emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13353_TB4755_04042025224000.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAZEL BERGER PRIMITIVO NETA" "autor_nome_curto" => "HAZEL" "autor_email" => "hazelbergerpn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }