Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Contextualizar conteúdos dá sentido ao que é ensinado, principalmente no ensino de Matemática. Todavia, contextualizar conteúdos matemáticos é sempre um desafio ao educador. Na busca por meios de mostrar aplicações desses conteúdos, o professor enfrenta sempre a necessidade de procurar aplicações práticas que façam sentido para os estudantes. Uma das utilizações práticas da progressão aritmética pouco explorada na educação matemática é o seu uso na Construção Civil. Por exemplo, com a tendência de se otimizar os espaços residenciais e profissionais em construções recentes, vemos a importância do uso de interpolação aritmética de Gauss, que é um método matemático que consiste em inserir termos entre dois números de uma progressão aritmética (Conti, 2002; Tucci 2009, Ridge; Basso, 2016; Gonçalves, 2023). Para encontrar o tamanho de cada apartamento sabendo a quantidade de apartamentos por andar dentro de um andar do bloco, usamos a medida total do bloco sabendo a quantidade de apartamentos nesse andar e usamos a interpolação aritmética para obter o comprimento de cada apartamento. Assim, colocamos para o estudante a necessidade do problema da Construção Civil antes de qualquer teoria matemática, deixamos o eles tentarem planejar soluções e então passamos as bases matemáticas que solucionam de forma eficaz as demandas da construção.

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