A FORÇA DA COOPERAÇÃO: UNIÃO DOCENTE, RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM E INGRESSO NO IFAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132502 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4818 "inscrito_id" => 13141 "titulo" => "A FORÇA DA COOPERAÇÃO: UNIÃO DOCENTE, RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM E INGRESSO NO IFAL" "resumo" => "Este trabalho trata de práticas de ensino realizadas na Escola Estadual José Oliveira Silva, localizada no bairro Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas. A escola tem se destacado pelo compromisso de seus professores em apoiar os alunos do 9º ano na preparação para o processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A iniciativa envolve um conjunto de ações estruturadas para garantir que os estudantes estejam bem informados e preparados, resultando em um crescimento contínuo no número de aprovados. O suporte inicia-se com a orientação sobre o período de inscrição, conduzida por um professor responsável por analisar e explicar o edital, garantindo que os alunos compreendam os requisitos e etapas do processo seletivo. Além disso, a equipe docente auxilia diretamente na realização das inscrições na escola, facilitando o acesso dos estudantes ao certame. Outro pilar fundamental da iniciativa é a oferta voluntária de aulas preparatórias, abrangendo disciplinas essenciais para a seleção, como Matemática, Língua Portuguesa e Atualidades. Essa abordagem pedagógica considera que, por meio das interações com os outros (VYGOTSKY, 1989) que as pessoas vão tecendo formas próprias de se enlaçar com as experiências, que por sua vez, passam a figurar como elementos de uma grande experiência coletiva, fortalecendo o aprendizado e ampliando significativamente as chances de aprovação dos estudantes.Os resultados evidenciam o impacto positivo desse trabalho coletivo, refletido no aumento progressivo de alunos aprovados a cada edição do processo seletivo. O compromisso com a educação se estende além da seleção: ex-alunos que ingressaram no IFAL retornam à escola para desenvolver projetos, incluindo reforço escolar, promovendo um ciclo contínuo de cooperação e aprendizagem. Dessa forma, a escola reafirma seu papel na promoção de oportunidades acadêmicas e profissionais, consolidando-se como uma instituição comprometida com o sucesso de seus estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13141_TB4818_05042025160137.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELLINY ARAUJO SOARES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSELLINY" "autor_email" => "roselliny.araujo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132502 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4818 "inscrito_id" => 13141 "titulo" => "A FORÇA DA COOPERAÇÃO: UNIÃO DOCENTE, RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM E INGRESSO NO IFAL" "resumo" => "Este trabalho trata de práticas de ensino realizadas na Escola Estadual José Oliveira Silva, localizada no bairro Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas. A escola tem se destacado pelo compromisso de seus professores em apoiar os alunos do 9º ano na preparação para o processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A iniciativa envolve um conjunto de ações estruturadas para garantir que os estudantes estejam bem informados e preparados, resultando em um crescimento contínuo no número de aprovados. O suporte inicia-se com a orientação sobre o período de inscrição, conduzida por um professor responsável por analisar e explicar o edital, garantindo que os alunos compreendam os requisitos e etapas do processo seletivo. Além disso, a equipe docente auxilia diretamente na realização das inscrições na escola, facilitando o acesso dos estudantes ao certame. Outro pilar fundamental da iniciativa é a oferta voluntária de aulas preparatórias, abrangendo disciplinas essenciais para a seleção, como Matemática, Língua Portuguesa e Atualidades. Essa abordagem pedagógica considera que, por meio das interações com os outros (VYGOTSKY, 1989) que as pessoas vão tecendo formas próprias de se enlaçar com as experiências, que por sua vez, passam a figurar como elementos de uma grande experiência coletiva, fortalecendo o aprendizado e ampliando significativamente as chances de aprovação dos estudantes.Os resultados evidenciam o impacto positivo desse trabalho coletivo, refletido no aumento progressivo de alunos aprovados a cada edição do processo seletivo. O compromisso com a educação se estende além da seleção: ex-alunos que ingressaram no IFAL retornam à escola para desenvolver projetos, incluindo reforço escolar, promovendo um ciclo contínuo de cooperação e aprendizagem. Dessa forma, a escola reafirma seu papel na promoção de oportunidades acadêmicas e profissionais, consolidando-se como uma instituição comprometida com o sucesso de seus estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13141_TB4818_05042025160137.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELLINY ARAUJO SOARES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSELLINY" "autor_email" => "roselliny.araujo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }