Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa desenvolvida teve como objetivo elaborar instrumentos de observação sistemática dos marcos do desenvolvimento infantil no contexto escolar, contribuindo para uma prática pedagógica mais consciente e eficaz. Autores como Philippe Ariès (1981), Sarmento e Gouvêa (2008), Dahlberg, Moss e Pence (2003) contribuíram com a visão da sociologia das infâncias. Importantes legislações, como a Constituição Federal (1988), reafirmada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e pela Lei de Diretrizes e Bases (1996), garantem o direito das crianças à Educação Infantil, e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) determinam o currículo e orientam as práticas nessa etapa da Educação Básica. Além disso, este estudo aborda o tema do desenvolvimento infantil. A Organização Pan-Americana da Saúde define o desenvolvimento infantil como “[...] um processo que se inicia na concepção, envolvendo diversos aspectos, como o crescimento físico, a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança” (OPAS, 2005, p. 11). Os marcos do desenvolvimento referem-se a aquisições fundamentais no desenvolvimento humano, que possuem uma faixa etária esperada para serem alcançadas. Eles podem indicar aspectos que necessitam de atenção e estimulação precoce, alinhando-se ao desenvolvimento integral preconizado pelas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para a Educação Infantil, bem como a Lei 14.880/2024 que institui a Política Nacional de Atenção Precoce. Este artigo é resultado de uma pesquisa longitudinal, desenvolvida durante três anos, envolvendo 24 crianças em uma unidade de educação infantil do município de Niterói/RJ, nos anos de 2022 a 2024. As crianças iniciaram a pesquisa com três anos e foram acompanhadas pelas pesquisadoras através da observação dos marcos do desenvolvimento e da importância do espaço escolar no desenvolvimento infantil. A pesquisa aponta que a interação com as crianças e os adultos, em um ambiente estimulador, com atividades intencionalmente planejadas e mediadas para incentivar a aquisição de habilidades, alcança resultados significativos.

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