Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER A ARGUMENTAÇÃO CENTÍFICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na disciplina de Operações Unitárias, ministrada no 3º ano do curso Técnico em Química integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes campus Vila Velha, busca-se integrar conhecimentos de áreas como matemática, química e física. No assunto de mecânica dos fluidos, principalmente, os alunos apontam a dificuldade em estabelecer relações entre os fenômenos reais e os modelos matemáticos envolvidos, sendo necessárias estratégias que favoreçam a aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as potencialidades de uma proposta pedagógica baseada no Ensino por Investigação, aplicada no assunto de mecânica dos fluidos, usando aplicativos de simulação gratuitos para a experimentação virtual. A intervenção pedagógica foi fundamentada na elaboração e aplicação de uma Atividade de Investigação, apoiando-se nas metodologias propostas por Bell, Smetana e Binns (2005) e Banchi e Bell (2008). Ao longo do processo investigativo, os estudantes foram instigados a levantar hipóteses, realizar simulações e sistematizar os resultados em relatórios de investigação, com constante e intencional orientação docente. Dentre os principais resultados observados nos relatórios apresentados pelos estudantes, destacam-se o estímulo ao estabelecimento de relações entre os modelos matemáticos e os fenômenos reais, à construção de argumentos baseados em evidências e ao uso da linguagem científica. Conclui-se que o ensino por investigação, ao integrar prática experimental, mediação docente e atividades contextualizadas, apresenta-se como uma estratégia eficiente para promover o protagonismo estudantil, a argumentação e a escrita científica.

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