LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132569 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4904 "inscrito_id" => 5080 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA." "resumo" => "A leitura é elemento imprescindível na formação de um indivíduo, a fim de que ele possa exercer mais eficazmente sua cidadania. O teatro é, por natureza, uma arte coletiva, um ato social. Assim, o letramento literário por meio do teatro representa uma soma de interações e de compartilhamentos de aspectos culturais e de modos de se ler o mundo. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições do teatro infantil para a formação do leitor literário nas infâncias. Mais especificamente, identificar como a dramatização de enredos literários pode contribuir para o processo de leitura e de letramento do público infantil. Metodologicamente, esta pesquisa tem caráter qualitativo, a partir do qual realizamos buscas avançadas nas plataformas de trabalhos acadêmicos, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online - Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações - BDTD, norteados pelos seguintes descritores: Teatro, letramento literário e formação do leitor infantil, tendo como base teórica Freire e Camarotti. Como resultado, encontramos poucas pesquisas acadêmicas que ressaltam o papel do teatro para crianças como forma de contribuir com a formação do leitor infantil, evidenciando a relevância da pesquisa. Sendo assim, concluímos que a relação dinâmica e dialógica do teatro, proporcionando a linguagem em suas diferentes formas, corrobora a noção de que é possível tornar o ensino não apenas mais acessível, mas prazeroso, aproximando a criança da literatura, por consequência, contribuindo para o seu desenvolvimento como sujeito da linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5080_TB4904_06042025124539.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALLYS DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Prof. Thallys" "autor_email" => "prof.thallysorodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132569 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4904 "inscrito_id" => 5080 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA." "resumo" => "A leitura é elemento imprescindível na formação de um indivíduo, a fim de que ele possa exercer mais eficazmente sua cidadania. O teatro é, por natureza, uma arte coletiva, um ato social. Assim, o letramento literário por meio do teatro representa uma soma de interações e de compartilhamentos de aspectos culturais e de modos de se ler o mundo. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições do teatro infantil para a formação do leitor literário nas infâncias. Mais especificamente, identificar como a dramatização de enredos literários pode contribuir para o processo de leitura e de letramento do público infantil. Metodologicamente, esta pesquisa tem caráter qualitativo, a partir do qual realizamos buscas avançadas nas plataformas de trabalhos acadêmicos, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online - Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações - BDTD, norteados pelos seguintes descritores: Teatro, letramento literário e formação do leitor infantil, tendo como base teórica Freire e Camarotti. Como resultado, encontramos poucas pesquisas acadêmicas que ressaltam o papel do teatro para crianças como forma de contribuir com a formação do leitor infantil, evidenciando a relevância da pesquisa. Sendo assim, concluímos que a relação dinâmica e dialógica do teatro, proporcionando a linguagem em suas diferentes formas, corrobora a noção de que é possível tornar o ensino não apenas mais acessível, mas prazeroso, aproximando a criança da literatura, por consequência, contribuindo para o seu desenvolvimento como sujeito da linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5080_TB4904_06042025124539.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALLYS DE OLIVEIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Prof. Thallys" "autor_email" => "prof.thallysorodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }