JARDIM SENSORIAL VERTICAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA APAE DE BARREIRAS (BA): UMA FERRAMENTA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E MOTOR DOS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132586 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4924 "inscrito_id" => 13228 "titulo" => "JARDIM SENSORIAL VERTICAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA APAE DE BARREIRAS (BA): UMA FERRAMENTA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E MOTOR DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A educação é um direito garantido por lei e um dever do Estado e das famílias. Historicamente, as Pessoas com Deficiência (PcD) não receberam a atenção necessária, resultando na exclusão social. Diante desse cenário, surgiu um movimento que culminou na criação da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com a missão de defender direitos e melhorar a qualidade de vida das PcD. Com o tempo, novas práticas voltadas ao desenvolvimento psicomotor e sensorial foram introduzidas na educação especial, incluindo os jardins terapêuticos ou sensoriais, que estimulam os sentidos. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo compreender de que forma a implementação de um jardim sensorial vertical na APAE de Barreiras-BA, aliada a práticas pedagógicas específicas, pode contribuir para as atividades de professoras e cuidadoras. Além disso, busca complementar a formação de professores no curso de Ciências Biológicas (licenciatura), com ênfase na Educação Especial, oferecendo uma experiência prática que integra conhecimento de biologia e ensino inclusivo. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos discursos de professoras e cuidadores, observações participativas, aplicação de questionário (pré-teste e pós-teste), realização de práticas pedagógicas e montagem do jardim sensorial vertical. Observou-se que a comunicação entre estudantes vai além da linguagem verbal, envolvendo gestos e atitudes. Constatou-se que o ensino de botânica enfrenta desafios devido à baixa percepção das plantas, contudo atividades lúdicas estimulam os estudantes a entender a sua importância ecológica, isso foi impulsionado pela implementação do jardim sensorial, que promoveu o aprendizado inclusivo e estímulos multissensoriais. Os professores destacam sua acessibilidade e potencial educativo, especialmente no ensino de Ciências e uso de plantas medicinais, sendo um espaço a ser usado em práticas futuras. Assim conclui-se que o jardim sensorial vertical é um recurso viável, com grande potencial para ser ampliado e aprimorado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13228_TB4924_06042025151209.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVÂNIA MUNIZ DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Edivânia Muniz" "autor_email" => "edivania.s8730@ufob.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132586 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4924 "inscrito_id" => 13228 "titulo" => "JARDIM SENSORIAL VERTICAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA APAE DE BARREIRAS (BA): UMA FERRAMENTA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E MOTOR DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A educação é um direito garantido por lei e um dever do Estado e das famílias. Historicamente, as Pessoas com Deficiência (PcD) não receberam a atenção necessária, resultando na exclusão social. Diante desse cenário, surgiu um movimento que culminou na criação da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com a missão de defender direitos e melhorar a qualidade de vida das PcD. Com o tempo, novas práticas voltadas ao desenvolvimento psicomotor e sensorial foram introduzidas na educação especial, incluindo os jardins terapêuticos ou sensoriais, que estimulam os sentidos. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo compreender de que forma a implementação de um jardim sensorial vertical na APAE de Barreiras-BA, aliada a práticas pedagógicas específicas, pode contribuir para as atividades de professoras e cuidadoras. Além disso, busca complementar a formação de professores no curso de Ciências Biológicas (licenciatura), com ênfase na Educação Especial, oferecendo uma experiência prática que integra conhecimento de biologia e ensino inclusivo. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos discursos de professoras e cuidadores, observações participativas, aplicação de questionário (pré-teste e pós-teste), realização de práticas pedagógicas e montagem do jardim sensorial vertical. Observou-se que a comunicação entre estudantes vai além da linguagem verbal, envolvendo gestos e atitudes. Constatou-se que o ensino de botânica enfrenta desafios devido à baixa percepção das plantas, contudo atividades lúdicas estimulam os estudantes a entender a sua importância ecológica, isso foi impulsionado pela implementação do jardim sensorial, que promoveu o aprendizado inclusivo e estímulos multissensoriais. Os professores destacam sua acessibilidade e potencial educativo, especialmente no ensino de Ciências e uso de plantas medicinais, sendo um espaço a ser usado em práticas futuras. Assim conclui-se que o jardim sensorial vertical é um recurso viável, com grande potencial para ser ampliado e aprimorado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13228_TB4924_06042025151209.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVÂNIA MUNIZ DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Edivânia Muniz" "autor_email" => "edivania.s8730@ufob.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }