OFICINA “OU ISTO OU AQUILO NA ALFABETIZAÇÃO”: PRÁTICAS QUE FORMAM LEITORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132648 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5003 "inscrito_id" => 13480 "titulo" => "OFICINA “OU ISTO OU AQUILO NA ALFABETIZAÇÃO”: PRÁTICAS QUE FORMAM LEITORES" "resumo" => "Este resumo descreve a experiência formativa vivida durante a oficina “Ou Isto ou Aquilo na Alfabetização: Práticas que formam leitores”, realizada em fevereiro de 2025 com professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Parnarama - MA. O encontro integrou ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao Programa de Leitura e Escrita (LEEI). O objetivo foi apresentar práticas que formam leitores, destacando o protagonismo da criança na construção da linguagem oral e escrita, por meio de vivências que dão sentido à aprendizagem. A proposta uniu teoria e prática, com momentos de escuta, reflexão e ação, baseados em uma abordagem centrada nas hipóteses de aprendizagem da língua escrita. A oficina iniciou com a leitura compartilhada do poema “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles, que provocou uma "tempestade de ideias" sobre alfabetização e letramento. Durante o encontro, os professores refletiram sobre as concepções de alfabetização e letramento, a psicogênese da língua escrita e suas as etapas, com ênfase no alfabetizar letrando, inserindo as crianças em práticas significativas de leitura e escrita desde o início. As propostas incluíram jogos de leitura, formação de palavras e contação de histórias, estimulando a escuta atenta e o desenvolvimento do vocabulário. A ludicidade e o afeto foram fundamentais, reforçando uma pedagogia sensível às infâncias e às diferentes formas de aprender. Nesse contexto, fundamentou-se nas contribuições de Soares (2022), Girão e Brandão (2021). O encontro reafirmou que alfabetizar vai além de ensinar a ler e escrever: é promover sentidos, afetos e experiências que marcam positivamente o percurso das crianças na escola. A oficina foi uma experiência inspiradora, ao integrar teoria, sensibilidade pedagógica e práticas efetivas para para o fortalecer a formação continuada dos professores, em diferentes espaços de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13480_TB5003_07042025014848.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURISMAR FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "AURISMAR" "autor_email" => "aurisousapbezerra@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132648 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5003 "inscrito_id" => 13480 "titulo" => "OFICINA “OU ISTO OU AQUILO NA ALFABETIZAÇÃO”: PRÁTICAS QUE FORMAM LEITORES" "resumo" => "Este resumo descreve a experiência formativa vivida durante a oficina “Ou Isto ou Aquilo na Alfabetização: Práticas que formam leitores”, realizada em fevereiro de 2025 com professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Parnarama - MA. O encontro integrou ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e ao Programa de Leitura e Escrita (LEEI). O objetivo foi apresentar práticas que formam leitores, destacando o protagonismo da criança na construção da linguagem oral e escrita, por meio de vivências que dão sentido à aprendizagem. A proposta uniu teoria e prática, com momentos de escuta, reflexão e ação, baseados em uma abordagem centrada nas hipóteses de aprendizagem da língua escrita. A oficina iniciou com a leitura compartilhada do poema “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles, que provocou uma "tempestade de ideias" sobre alfabetização e letramento. Durante o encontro, os professores refletiram sobre as concepções de alfabetização e letramento, a psicogênese da língua escrita e suas as etapas, com ênfase no alfabetizar letrando, inserindo as crianças em práticas significativas de leitura e escrita desde o início. As propostas incluíram jogos de leitura, formação de palavras e contação de histórias, estimulando a escuta atenta e o desenvolvimento do vocabulário. A ludicidade e o afeto foram fundamentais, reforçando uma pedagogia sensível às infâncias e às diferentes formas de aprender. Nesse contexto, fundamentou-se nas contribuições de Soares (2022), Girão e Brandão (2021). O encontro reafirmou que alfabetizar vai além de ensinar a ler e escrever: é promover sentidos, afetos e experiências que marcam positivamente o percurso das crianças na escola. A oficina foi uma experiência inspiradora, ao integrar teoria, sensibilidade pedagógica e práticas efetivas para para o fortalecer a formação continuada dos professores, em diferentes espaços de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13480_TB5003_07042025014848.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURISMAR FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "AURISMAR" "autor_email" => "aurisousapbezerra@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }